sexta-feira, 27 de julho de 2018

Perspectiva Endogenista X Histórico-crítica Para Concursos (Baseado no autor Carlos Montaño)



Carlos Montaño no livro “A natureza do Serviço Social”, apresenta duas teses sobre a natureza do Serviço Social: a perspectiva endogenista e a perspectiva histórico-crítica. Aprenda a seguir o que esse autor afirma sobre essas duas perspectivas para esse autor.
O QUE AFIRMA A PERSPECTIVA ENDOGENISTA
  • A relação do Serviço Social com a história e a sociedade é adjetiva, circunstancial, acidental. Há uma clara visão de externalidade, de exterioridade, na consideração do social para a análise da história profissional.
  • O surgimento do Serviço Social está diretamente vinculado às opções particulares, mesmo que pessoais ou coletivas, dos sujeitos filantropo-profissionais, em fazer evoluir as ações que já desenvolviam de forma assistemática, desorganizada e voluntariamente.
  • Numa visão mais estrutural, essa perspectiva identifica a origem do Serviço Social ainda na Idade Média, distinguindo dois tipos de ações assistenciais que convergem para o terreno de gênese da profissão: a caridade e a filantropia.
O QUE AFIRMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
  • Entende o surgimento da profissão do assistente social como um produto da síntese dos projetos político-econômicos que operam no desenvolvimento histórico, onde se reproduz material e ideologicamente a fração de classe hegemônica, quando, no contexto do capitalismo na sua idade monopolista, o Estado toma para si as respostas à “questão social”.
  • O Serviço Social tem um papel a cumprir dentro da ordem social e econômica, na prestação de serviços: ao assistente social lhe é demandado participar da reprodução tanto da força de trabalho, das relações sociais, quanto da ideologia dominante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário