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Síntese do Texto: "A Instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social", da autora Yolanda Guerra (2007)
Em primeiro lugar para compreender a instrumentalidade do Serviço Social
deve-se distinguir claramente instrumentos de instrumentalidade. Esta “[...] no exercício profissional
refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a
instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou
propriedade constitutiva da profissão, construído e reconstruída no processo
sócio-histórico” (GUERRA, 2007, p.1).
A instrumentalidade na perspectiva de
Yolanda Guerra é compreendida como o modo de ser que caracteriza o fazer
profissional que é moldado a partir das relações sociais que são estabelecidas
no bojo das condições objetivas e subjetivas em que se desenvolve o exercício
profissional. E, na medida em que, possibilita o alcance dos objetivos a que se
propõe a profissão constitui-se como “[...] condição concreta de reconhecimento
social da profissão” (GUERRA, 2007, p.2).
Na medida em que se compreende que a
instrumentalidade diz respeito a uma capacidade que se constitui a partir do
exercício profissional, é possível perceber que é essa capacidade que
possibilita que o profissional transforme as condições objetivas de trabalho
que lhe são postas em instrumentos e meios que lhe possibilitem o alcance dos
objetivos do seu trabalho.
Sua compreensão pressupõe sua dupla apreensão
enquanto “condição necessária do trabalho social”(GUERRA, 2007, p.2) bem como
“categoria constitutiva” (idem) do exercício profissional,ou seja, o modo como
ela se apresenta.
A transformação do instrumento ocorre através
da conversão da coisa natural em coisas úteis, configurando para Yolanda Guerra
um processo teleológico, pois existe a necessidade de “conhecimento correto das
propriedades do objeto” (GUERRA, 2007, p.4).
No âmbito do processo de trabalho os
indivíduos desenvolvem a capacidade de lidar com os outros indivíduos bem como
o processo de reprodução social como um todo, onde se desenvolvem “mediações de
complexos sociais” (GUERRA, 2007, p.4) que objetivam dar organicidade as
relações sociais que ocorrem na forma de reprodução social.
A instrumentalidade na sociedade capitalista converte-se em
processo de instrumentalização das pessoas as quais são utilizadas para a
consecução de determinados objetivos. Nesse sentido, o Serviço Social surge
como uma forma do capital alcançar finalidades de cunho econômico e político,
caracterizando-se como um instrumento a serviço do capital. Seu surgimento
relaciona-se diretamente com o capitalismo e com a questão social inerente a
ele, principalmente em seu estágio monopolista de evolução, onde a questão
social intensifica-se colocando-se como uma demanda contínua para a intervenção
do Estado.
O Serviço Social, assim como qualquer
profissão, surge a partir das necessidades sociais para as quais seu
conhecimento possa dar resolutividade. Seu exercício profissional é mediatizado
por diferentes interesses em relação as classes antagônicas existentes na
sociedade do capital e nas formas como o Estado nas diferentes conjunturas
sócio-históricas, responde as expressões da questão social produzidas e
reproduzidas no processo de acumulação no capital, notadamente através das
políticas sociais. É no campo das políticas sociais, marcadamente em sua
implementação, que se funda o espaço sócio-ocupacional dos assistentes sociais.
O Estado no enfrentamento da questão social
fragmenta-a em diversas modalidades a partir de políticas sociais setoriais, onde
o Serviço Social apresenta-se como o profissional da ponta da política ao qual
a população relaciona-se diretamente, atuando tanto na reprodução da força de
trabalho como na reprodução ampliada do capital.
O profissional, desse modo, insere-se
na divisão sócio-técnica do trabalho na condição de trabalhador assalariado
subordinado aos ditames impostos pelo capital. Nesse sentido, sua atuação fica
restrito ao que lhe é imposto no espaço institucional em que está inserido.
A atuação do assistente social através das
políticas sociais que tem caráter compensatório e fragmentário em diversas
áreas, fica atrelada a um duplo movimento: impedem a apreensão das políticas
sociais em sua totalidade, sempre vistas de modo particular, onde as
necessidades sociais são divididas em áreas; impõe a utilização de instrumentos
de trabalho, marcados pela imediaticidade das respostas.
Assim a instrumentalidade do Serviço Social pode ser pensada como
uma condição sócio-histórica de evolução da profissão. Tal
instrumentalidade pode ser apreendida como instrumento de manutenção da ordem
burguesa e/ou a partir das respostas que atribui às demandas que lhe são
colocadas no espaço profissional, tratadas, geralmente, a partir de uma ótica
individualista de compreensão das necessidades sociais, apresentando respostas
de caráter imediatista sob o prisma da racionalidade burguesa.
É válido ressaltar que apesar das
demandas apresentarem-se com a necessidade de respostas imediatas de caráter
instrumental, a ação do profissional não deve ficar restrito a elas. Seguindo
essa lógica o profissional corre o risco de transformar-se num mero instrumento
para o alcance de finalidades imediatas, e as demandas limitadas a óticas
mercadológicas. A ação do profissional deve assim ser mediatizada por
referenciais teórico-metodológicos e princípios ético-políticos.
A instrumentalidade pode ainda ser
compreendida enquanto mediação, como passagem de ações instrumentais a ações
carregadas de maior pensamento crítico e reflexões teóricas, bem como que as reflexões sobre
questões mais amplas do movimento da sociedade como um todo contribua na
compreensão de casos particulares. Ela pode ser apreendida como totalidade
pressupondo a sua compreensão a partir de suas variadas dimensões: técnico-instrumental,
teórico-intelectual, ético-política e formativa (GUERRA, 1997), e como
particularidade apresentando-se como a forma de articulação dessas dimensões
bem como na elaboração das respostas às demandas sociais.
Desse modo, a
instrumentalidade, deve ultrapassar a razão instrumental que preocupa-se com
ações de caráter manipulatório, segmentado e descontextualizado, agindo, assim,
para a manutenção da ordem burguesa, alcançando a razão dialética que
apresenta-se como o mais alto nível do pensamento crítico. O profissional deve
aperfeiçoar a sua instrumentalidade alçando uma nova legitimidade ao seu fazer
profissional, sem perder, no entanto, a capacidade para responder as demandas
concretas dos sujeitos sociais, podendo ainda nesse movimento encontrar
respostas alternativas a sociedade do capital.
Referência.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente
social. Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, BH, maio, 2007.
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Ótimo texto!!! Obrigada!
ResponderExcluirsem palavras para agradecer por esse texto maravilhoso
ResponderExcluirque de maisss..
ResponderExcluirMuito bom, o blog é eficiente e ajuda muito nos profissionais a possuir materiais de boa qualidade para
ResponderExcluirassim dar discernimento a nossa profissão.
Síntese mara!!!
ResponderExcluir