quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fundamentos da Política Social



Fundamentos da Política Social

Essa é uma síntese feita pelos Concurseiros de Serviço Social, baseada no texto “Fundamentos da Política Social” da autora Elaine Rossetti Behring, publicada no livro “SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE - Formação e Trabalho Profissional. A reprodução dessa síntese não é permitida sem a autorização dos Concurseiros De Serviço Social.

     No âmbito de produção teórica sobre o tema Política Social, Behring destaca que apenas no final da década de 1980 é que no Brasil começa a ter uma expansão teórica acerca do tema: Política Social. A autora destaca que a existência de Políticas Sociais é diretamente ligada à existência da sociedade burguesa e do modo capitalista de produção. Prova disso é que apenas no final do século XIX são criadas, e posteriormente se propagam, as primeiras legislações de proteção social, com destaque para Alemanha e Inglaterra. Entra também em vigor no pós-guerra em 1945 uma expansão da Seguridade Social e a maior expressão disso é o Welfare State.
     A autora explicita que é necessário que se analise os fundamentos do liberalismo em sua forma clássica, sendo o seu maior defensor Adam Smith. Behring demostra que o mesmo quando defendeu uma “mão invisível” que regulasse o Mercado, acreditava que um Estado autoritário e controlador era ruim, pois a burguesia nasceu e cresceu economicamente apenas com a derrota ou com o enfraquecimento do poder monárquico que vigorava, portanto, para Smith esse poder centralizador, deveria ser deixado de lado e cada indivíduo deveria ter o direito de buscar conseguir seus objetivos, ou seja alcançar o máximo de acordo com sua potencialidade, sem que exista algo que o impeça.

     A autora afirma que, para Smith, existia “a procura do interesse próprio pelo indivíduos, portanto, seu desejo natural de melhorar as condições de existência, tende a maximizar o bem estar coletivo” (BEHRING, p.17), ou seja, o pensamento de Smith era utópico, para ele todos poderiam atingir o que queriam se trabalhassem para isso, portanto ele acreditava na burguesia revolucionária, no “perfectibilidade humana” na “ética do trabalho”.
     Nesse contexto não deveria se dar nada aos pobres, ou seja não deveria destinar recursos a eles. Os pobres no liberalismo clássico deveriam ser vigiados e punidos.  Não se defendia também a regulação dos salários com a justificativa de que não se interferisse na ordem “natural” do mercado.

No liberalismo Clássico, baseado nas ideias de Adam Smith, o Estado tem apenas três funções:

1-Defesa Contra os inimigos Externos;

2-Proteger um indivíduo de ofensas dirigidas a outro indivíduo;

3- Fazer obras públicas que a iniciativa privada não pudesse fazer.

Cuidado: Os concursos costumam afirmar que o Estado não tinha “funções” no liberalismo, essa afirmação está errada, ele não intervia com políticas sociais, mas ele tinha esses três deveres acima citados!


     Em meados do final do século XIX e início do século XX, dois processos econômicos foram importantes para enfraquecer os argumentos liberais, e são eles:

1-   Crescimento do Movimento Operário- que passou a ter uma importância política, esse movimento foi fortalecido com a vitória do movimento socialista de 1917 e com o advento do fordismo como modelo de produção, onde os operários passaram a ter maior poder coletivo e com isso começaram a requisitar ganhos na produtividade, e essas requisições vão propagar-se com maior força no pós-guerra;

2-  A monopolização do capital- isso derrubou a ideia utópica de Adam Simth que acreditava que todos conseguiriam alcançar seus objetivos, se trabalhassem, e com isso conseguiriam também riquezas,no entanto, ocorreu o contrário do previsto, as riquezas se concentraram nas "mãos" de poucos  e não foram para as "mãos" de todos que trabalhavam para conquistá-la.

     Aliados esses dois argumentos enfraqueceram o liberalismo, e a crise desse sistema agravou-se e consolidou-se em 1929 quando ocorreu a quebra da bolsa de Nova York, que afetou o mundo todo e reduziu de acordo como destaca Behring “o comércio mundial a um terço do que era antes”.

     Com a crise de 1929 que mostrou-se que a teoria liberal não era suficiente, portanto novas ideias começaram a surgir e dentre elas a que ganhou importância e vigorou nos anos subsequentes foram a  de Keynes, que passou a defender uma forte intervenção Estatal. Behring destaca que essas ideias “para Keynes, diante do animal spirit dos empresários, com sua visão de curtíssimo prazo, o Estado tem legitimidade para intervir por meio de um conjunto de medidas econômicas e sociais, tendo em vista gerar demanda efetiva, ou seja, disponibilizar meios de pagamento e dar garantias ao investimento, inclusive contraindo déficit público, tendo em vista controlar as flutuações da economia.
Segundo Keynes, cabe ao Estado o papel de restabelecer o equilíbrio econômico, por meio de uma política fiscal, creditícia e de gastos, realizando investimentos ou inversões reais que atuem, nos períodos de depressão como estímulo à economia. Dessa política resultaria um déficit sistemático no orçamento. Nas fases de prosperidade, ao contrário, o Estado deve manter uma política tributária alta, formando um superávit, que deve ser utilizado para o pagamento das dívidas públicas e para a formação de um fundo de reserva a ser investido nos períodos de depressão” (BEHRING, p.21).
     O keynesianismo alia-se ao FORDISMO, e com isso começam a ter vários acordo coletivos, a produção em massa, ou seja, o Estado intervia de forma forte, ao contrário do que ocorria no liberalismo. Portanto é em 1949 com um conceito de cidadania mais ampliado, que o tema POLÍTICA SOCIAL vai ganhar uma nova dimensão e valorização. Diferente da era liberal, onde apenas o direito a educação era o único direito social incontestável, passam a ser ampliados os direitos sociais em diversos campos.
     Uma das grandes contribuições que o Estado de Bem Estar trouxe principalmente com as ideiais de Keynes, foi a cidadania, e um dos maiores autores desse tema que é T. H. Marshall destaca que a cidadania madura , comporta três tipos de direitos:
1- Direitos Civis: de ir e vir
2- Direito Político: de votar e ser votado;
3- Direitos Sociais: acesso ao mínimo para ter bem estar social e econômico, segurança, ou seja leva uma vida de um ser civilizado;


Dicas:
          Muitos concursos costumam colocar assim em seus enunciados "de acordo com autor X" ou então "Qual autor defende que ", portanto essas são questões onde o candidato deve demostrar que domina os conteúdos. Nas provas de Serviço Social um tema muito cobrado é CIDADANIA então quando você tiver fazendo um concurso e for cobrado o conceito de Cidadania, lembre-se que um dos maiores autores sobre esse tema é Marshall, e já caiu em vários concursos cobrando ou quem fala de    cidadania madura, cidadania no geral, ou então eles colocam o nome do autor e procuram saber de que tema ele fala. Não esqueça dessa dica!

Portanto é com a ideia de Keynes que o se consolida o Estado de Bem Estar Social, onde existia uma propagação dos direitos sociais, a defesa do pleno emprego, onde o Estado provia inúmeros benefícios a sociedade, onde os trabalhadores foram fortalecidos sindicalmente e esse Estado visava aumentar os lucros e propagar ainda mais a cidadania. Entretanto no final da década de 1960 esse Estado de Bem estar social entra em crise, devido os seguintes fatores:

1-Aumento da dívida pública e privada;
2- Inflação;
3- Baixa taxa de crescimento dos lucros;

    Esse fatores causaram a referida crise e “colocaram” fim ao sonho do pleno emprego, e deram margem ao surgimento do NEOLIBERALISMO, que ganha força em meados de 1970 até 1980, onde esse neoliberalismo critica fortemente o Estado de Bem estar social e defende uma “fórmula” para se sair da crise, que segundo Behring podem ser resumidas em seis fatores:

1) um Estado forte para romper o poder dos sindicatos e controlar a moeda;
2) um Estado parco para os gastos sociais e regulamentações econômicas;
3) a busca da estabilidade monetária como meta suprema;
4) uma forte disciplina orçamentária, diga-se, contenção dos gastos sociais e restauração de uma taxa natural de desemprego;
5) uma reforma fiscal, diminuindo os impostos sobre os rendimentos mais altos; e
6) o desmonte dos direitos sociais, implicando na quebra da vinculação entre política social e esses direitos, que compunha o pacto político do período anterior. (BEHRING, p 24).

Alguns governos foram fundamentais para a consolidação do Neoliberalismo e são eles:
1- Margareth Tatcher, na Inglaterra;
2-Ronald Reagan, nos Estados Unidos;
3-Helmut Khol, na Alemanha

Cuidado:
          As bancas costuma confundir os candidatos e citam que o primeiro governo a implantar o neoliberalismo foi o de Margareth Tatcher, e como esse foi um governo com experiência neoliberal de grande repercussão muitos candidatos erram na hora da prova. O governo de Margareth foi um dos primeiros, mas não foi o primeiro, a primeira experiência NEOLIBERAL ocorreu no CHILE DE PINOCHET.
Uma questão assim foi cobrada na última prova do INSS, pela organizadora FUNRIO


     É importante ressaltar que Behring cita que o MARXISMO não faz um estudo sobre Política Social, entretanto ele dá preciosas contribuições para a mesma ao fazer uma analise e crítica da sociedade capitalista, expondo os problemas que a ela eram inerentes. A autora faz uso da explicação marxista para fazer uma analise do sistema capitalista com predomínio do neoliberalismo e concluí ao afirmar que o mesmo prega um corte nos gastos sociais, uma entrada da iniciativa da população no que é obrigação do Estado.

       Para concluir a autora cita :
"com base na crítica marxista, que a política social não se fundou nem se funda, sob o capitalismo, numa verdadeira redistribuição de renda e riqueza. Observa-se que a política social ocupa certa posição político-econômica, a partir do período histórico fordista-keynesiano. Percebe-se que a economia política se movimenta historicamente a partir de condições objetivas e subjetivas e, portanto, o significado da política social não pode ser apanhado nem exclusivamente pela sua inserção objetiva no mundo do capital nem apenas pela luta de interesses dos sujeitos que se movem na definição de tal ou qual política, mas, historicamente, na relação desses processos na totalidade.
Sem esse olhar, pode ficar prejudicada a luta política em torno das demandas concretas dos trabalhadores, freqüentemente obstaculizadas, hoje pela alardeada "escassez de recursos". A luta no terreno do Estado - espaço contraditório, mas com hegemonia do capital - requer clareza sobre as múltiplas determinações que integram o processo de definição das políticas sociais, o que pressupõe qualificação teórica, ético-política e técnica. Constata-se, que a política social - que atende às necessidades do capital e, também, do trabalho, já que para muitos trata-se de uma questão de sobrevivência - configura-se, no contexto da estagnação, como um terreno importante da luta de classes: da defesa de condições dignas de existência, face ao recrudescimento da ofensiva capitalista em termos do corte de recursos públicos para a reprodução da força de trabalho" (BEHRING, p.36). 


Dicas Para Concurso:
Taylorismo________________________Liberalismo
Fordismo_________________________Welfare State ou Estado de Bem Estar Social;
Toyotismo________________________Neoliberalismo

Dicas Para Concurso:
          A autora Sonia Draibe que é muito cobrada nas provas de Concursos de Serviço Social define que o Welfare State no Brasil não consolidou-se como na Europa, a autora afirma que  no Brasilo Welfare State é do tipo MERITOCRÁTICO PARTICULARISTA- cuidado esse conceito já foi cobrado em vários concursos!

QUESTÕES PARA REVISÃO

As questões a seguir foram retiradas de uma prova realizada pela CESPE no ano de 2011, para a Empresa Brasileira de Comunicações, a prova foi considerada uma das mais difíceis elaborada pela CESPE/UNB, e ela trouxe 9 questões sobre a história da política social. Com a leitura da síntese do texto sobre proteção social, temos certeza que você conseguirá responder todas as questões.

OBS: Lembrando que as questões da CESPE/UNB, você responde C para certo e E para Errado.

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

1-O fenômeno do Welfare State configura-se por meio de sistemas nacionais de proteção social marcados pela homogeneidade de suas políticas, todas de caráter universal e redistributivo.

3-  No campo das políticas sociais, a experiência brasileira do período tecnocrático-militar caracteriza-se pela implementação de políticas de caráter desenvolvimentista.
(  )certo (  )errado

4-  As políticas sociais vigentes no Brasil até meados da década de 80 do século XX apoiaram-se no princípio do mérito, ou seja, na posição ocupacional e de renda do indivíduo, no interior da estrutura produtiva.
(  )certo (  )errado

5-  A principal contribuição da perspectiva marxista para a abordagem das políticas sociais consiste no tratamento de processos sociais como fatos sociais.
(  )certo (  )errado

6-  Na perspectiva do Estado liberal, um dos pressupostos essenciais das políticas sociais é a ideia de que o bem-estar individual maximiza o bem-estar coletivo.
(  )certo (  )errado

7-  A concepção de Estado como produtor exclusivo de política pública privilegia a relação dialética entre Estado e sociedade.
(  )certo (  )errado

8-  A intervenção do Estado em demandas sociais é o único fator que determina a natureza pública de uma política social.
(  )certo (  )errado

9-  As políticas sociais públicas são aquelas que se identificam diretamente com os direitos individuais e são guiadas pelo princípio da igualdade.
(  )certo (  )errado

10-              A história das políticas sociais vincula-se à história da sociedade capitalista e à consolidação dos modernos Estados nacionais.
(  )certo (  )errado


GABARITO:
1-E
3-E
4-C
5-E
6-C
7-E
8-E
9-E
10-C


Concurseiro, caso queira uma de nossas apostilas para concurso de serviço social envie uma mensagem para nosso WHATSAPP e fale diretamente com um dos vendedores. Basta clicar nesse link:https://api.whatsapp.com/send?phone=5586999839453


Conheça os nossos materiais:

1- Apostila de Serviço Social Para Tribunais (R$35,00): Com esse material você terá acesso a 1200 questões COMENTADAS, divididas nas disciplinas: Direito constitucional, Direito Administrativo, Serviço Social. A apostila também tem questões de português gabaritadas.  573 páginas.

2-Apostila da Trajetória histórica do Serviço social ( R$15,00) O material possuí CONTEÚDO +  53 Questões comentadas + 150 questões gabaritadas. 209 páginas.

3-Apostila de Serviço Social da banca Cespe/UNB (R$20,00): O material possuí 1200 questão, sendo 600 comentadas e 800 gabaritadas. 

4-Apostila de QUESTÃO SOCIAL (R$10,00): O material possuí CONTEÚDO +09 questões Comentadas + Simulado com 25 questões gabaritadas. 39 páginas.

5-Apostila do PROJETO ÉTICO POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL (R$10,00): O material possuí CONTEÚDO+ 08 questões Comentadas + Simulado com 42 questões gabaritadas. 38 páginas.

6-Apostila da LOAS (2020)-Lei 8.742 (R$10,00): O material possuí toda lei comentada e esquematizada + 140 Questões Comentadas. 184 Páginas.

7-Apostila com 530 questões de Serviço Social da Banca VUNESP (R$15,00): O material tem 84 questões comentadas + 450 questões gabaritadas. 311 páginas.

8- Apostila de 550 QUESTÕES PARA OS CONCURSOS DE SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE (R$15,00): O material possuí questões gabaritadas das seguintes disciplinas: serviço social, português, legislação do SUS, raciocínio lógico, legislação da EBSERH. 307 Páginas.

9- Apostila de QUESTÕES DE SERVIÇO SOCIAL DA BANCA FCC(R$20,00). 200 questões de serviço social COMENTADAS + 250 questões de serviço social gabaritadas.

10- Apostila de Instrumentalidade no Serviço Social e Instrumentos Técnicos do Serviço Social (R$15,00): O material possuí CONTEÚDO + ESQUEMAS +220 Questões Comentadas. n° de paginas:220

11-Apostila do  Código de ética do Assistente Social (R$10,00): Essa apostila possuí Conteúdo + 20 Questões gabaritadas. 41 páginas.

12- Apostila de Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais (R$10,00): O material possuí CONTEÚDO +60 questões Comentadas + 150 questões gabaritadas. 193 páginas.

13- Apostila de POLÍTICA SOCIAL ( R$15,00): O material possuí CONTEÚDO + 55 questões Comentadas + 145 questões gabaritadas. 238 páginas.

 14- Apostila de Serviço Social da banca Consulplan (R$15,00): O material possuí 122 questões de serviço social Comentadas + 257 questões gabaritadas. 341 páginas.

 15- Apostila da Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social-Lei n° 8.662 (R$10,00): O material possuí CONTEÚDO + ESQUEMAS + 50 questões comentadas. 72 páginas.

 16-Apostila de Serviço Social da Banca IBFC (R$20,00): O material possuí 286 questões de serviço social da banca IBFC comentadas + 200 questões da banca IBFC gabaritadas + esquemas facilitam o aprendizado (367 páginas).

 17- Apostila do ECA (R$20,00). Conteúdo + Esquemas + 200 Questões Comentadas + 200 Questões Gabaritadas. (n° de páginas: 568) 


 18-Apostila Resoluções do CFESS esquematizadas (R$10,00): O material possuí 10 resoluções esquematizadas + 37 questões comentadas. 117 páginas.

19- Apostila de Serviço Social da COMPERVE (R$15,00): O material possuí 150 questões de serviço social comentadas + 100 questões de serviço social gabaritadas + 50 questões português comentadas + 50 questões comentadas da Lei 8.112. 310 páginas.

 20- Apostila de serviço social da banca FGV (R$20,00) : O material possuí 149 Questões Comentadas + 389 Questões Gabaritadas. 289 páginas.

 21-  Apostila de Serviço Social da banca AOCP. (R$10,00): O  material possuí 50 questões comentadas e 300 questões gabaritadas. 112 páginas.

 22- Apostila Vade Mecum da Seguridade Social-Saúde/ Assistência Social/ Previdência Social. (R$20,00): O material possuí 238 questões comentadas, 05 leis, 02 decretos e a parte referente a seguridade social na Constituição Federal. 517 páginas.


VALOR TOTAL DAS 22 APOSTILAS: R$335,00 

Como comprar esse material???

Todo material mencionado acima é em formato PDF e é enviado ao e-mail do comprador após ele efetuar o pagamento e nos enviar o comprovante via WhatsApp ou via e-mail. Então para comprar siga os seguintes procedimentos:

1- Fale conosco e informe qual material você quer, se tiver alguma dúvida poderemos esclarecer ela para você.
2- Peça para um de nossos vendedores os dados para pagamento ( o pagamento é feito via DEPOSITO ou TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA);
3- Faça o pagamento;
4- Nos envie uma foto do comprovante de pagamento e também nos informe seu e-mail para que possamos enviar o seu material e no mesmo dia do pagamento enviaremos ao seu e-mail o material.

Compre via:
E-mail: concurseirosdeservicosocial@gmail.com

Concurseiro, fale conosco e te explicaremos tudo sobre nossas apostilas, basta clicar no link a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=5524988050215






2 comentários: