quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Síntese baseada no texto: Formulação, administração e execução de políticas públicas


Formulação, administração e execução de políticas públicas da autora JOAQUINA BARATA TEIXEIRA

Esse texto está presente no livro do CFESS, Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais.
A síntese foi produzida pelo Blog Concurseiros de Serviço Social

            
         O texto inicia pela compreensão que ao longo de sua trajetória histórica o Serviço Social tem-se consolidado no espaço profissional, o que vem sendo acompanhado do aumento das responsabilidades profissionais, da redefinição de suas funções nos espaços sócio-ocupacionais, da aquisição de novos postos no mercado de trabalho, com exigência de maior qualificação e de novas respostas profissionais. É nesse cenário que se abre a possibilidade para a inserção da profissão no campo da formulação, gestão e avaliação de políticas públicas. E com essa inserção exige-se do profissional uma qualificação adequada às exigências que lhe são postas. Dessa forma o presente texto tem como objetivo fomentar conhecimentos acerca do planejamento e gestão.
Atualmente, a partir das exigências de democratização do espaço público a formulação de políticas sociais perpassam tanto o espaço público quanto o espaço civil. Apesar disso os gestores e técnicos são responsáveis por transformar as demandas da sociedade em um planejamento cuidadosamente elaborado indicando tanto os objetivos mais gerais quanto as ações mais imediatas.
            De acordo com a autora costuma-se confundir o planejamento com as formas pelas quais ele se expressa, planos, programas e projetos. Para Carvalho (1978) um plano caracteriza-se por ser o documento mais amplo contendo estudos diagnósticos de modo a identificar os pontos que serão alvos da intervenção que o planejamento se propõe, delimita ainda quais os programas e projetos que serão realizados para alcançar os objetivos. Programa corresponde a um documento que contem o conjunto de projetos que serão necessários para a realização dos fins maiores de uma dada política pública. Projeto corresponde a menor unidade do processo de planejamento, sendo um mecanismo para a realização de atividades mais específicas tanto na área de pesquisa e de intervenção.
            A diferença entre plano, programa e projeto se estabelece pelo nível de agregação de decisões e pelo nível de detalhamento das operações de execução. Em relação à agregação de decisões o plano possui maior nível, seguida do programa e do projeto. Já em relação ao detalhamento das operações a situação é inversa onde o projeto possui o maior nível, seguida do programa e por último o plano.
       Atualmente com a perspectiva da gestão democrática exige-se que além da constituição dos planos, programas e projetos sejam também constituídos no âmbito do aparelho do Estado sistemas, serviços e benefícios, que seriam um mecanismo de garantia de direitos caracterizado por ações de caráter permanente e que são alvos do processo de planejamento no sentido de revisão e aperfeiçoamento. Os sistemas apresentam-se como locais onde os cidadãos recorrem para o atendimento de suas necessidades sociais.
           O planejamento estratégico a partir da crítica realizada ao processo de planejamento tradicional que é denominado “normativo” vem sendo considerado a forma contemporânea de planejamento.
            No Planejamento, a noção de estratégia surge como um instrumento que se propõe a promover efetividade em um espaço repleto de interesses antagônicos que buscam alcançar resultados e hegemonia nas suas decisões. O conceito estratégia proveniente da língua grega relacionado à arte da guerra foi trazido para o âmbito das políticas públicas na medida em que se compreende que a formulação de políticas públicas também é dotada de um caráter de luta entre os diferentes posicionamentos.
         Com a adoção da noção de estratégia ao processo de planejamento certas atividades ou procedimentos foram incorporados ao planejar tais como: identificação do cenário de desenvolvimento das ações, identificar aliados, oponentes, interessados, neutros e inimigos, identificação do perfil das forças em confronto, identificação do tempo disponível.
            A gestão pública democrática apresenta consonância em relação ao planejamento estratégico por três motivos básicos: primeiro porque apresenta como tendência a capacidade de romper com estruturas hierárquicas rígidas; segundo porque procura o estabelecimento de uma democracia participativa em superação à forma democrática representativa, terceiro porque apresenta tendência à descentralização em contraposição à centralização.


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