sábado, 16 de janeiro de 2016

Síntese baseada no Texto: Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil


UTOPIAS DESENVOLVIMENTISTAS E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL DA AUTORA POTYARA AMAZONEIDA P. PEREIRA

Esse texto está na revista Serviço Social e Sociedade n. 112

Essa síntese foi produzida pelo Blog Concurseiros de Serviço Social

Introdução
A reflexão da política social no atual estágio de desenvolvimento capitalista brasileiro denominado como neodesenvolvimentista responsável pela inserção do país no grupo das potências emergentes pressupõe considerar as tendências mundiais dessa política que se encontra fortemente mediatizada por interesses de classe, que reproduzem mais intensamente a disputa desigual entre capital e trabalho.
       É válido ressaltar que apesar das peculiaridades da política social brasileira esta não se encontra a salvo da influência internacional hegemônica. Desse modo, deve-se compreender que as mudanças verificadas nos fundamentos e na prática da política social brasileira fazem parte do processo de reestruturação produtiva que vem ocorrendo no cenário mundial, desde o final da década de 1970, fundamentado na ideologia neoliberal.
        Nos países a que se convencionou denominar de países de Primeiro Mundo a vitória ideológica do neoliberalismo frente às políticas sociais, no segundo pós-guerra entre 1945-1975 resultou no desmonte de três pilares social democratas: o pleno emprego; a universalização de direitos sociais; estabelecimento de um piso socioeconômico acima da miséria, abaixo do qual ninguém deveria viver.
Características da utopia desenvolvimentista brasileira e os percalços da política social
        O Brasil desde 1930 sofreu grandes transformações que mudaram de forma marcante a sua fisionomia econômica, política, social e cultural, transformações essas que foram realizadas a partir de rupturas e continuidades. Nesse período o Brasil passou de um país rural, agrícola, restrito às elites e voltado para o exterior, para um país urbano, industrializado, voltado para dentro e com características de Estado Nacional, onde para isso foi necessário uma forte intervenção do Estado no incentivo ao processo de industrialização.
        No bojo dessa transformação de caráter econômico, político e social que emerge as políticas sociais nos anos 1930 relacionada a direitos sociais conquistados através da organização dos trabalhadores, porém subordinada às práticas populistas e nacionais desenvolvimentistas da ditadura varguista. No governo Juscelino Kubitschek as políticas sociais tiveram um papel marginal. Na ditadura militar a política social foi amplamente utilizada como compensação ao cerceamento dos direitos civis e políticos, praticado pelo Estado. Nos anos 1970 o capitalismo vivencia uma crise de caráter mundial, que ainda deixa marcas até os dias atuais. Em 1985 tem-se o fim da ditadura militar e em 1988 a promulgação da nova constituição que devida as suas conquistas no campo social ficou conhecida como “constituição cidadã’”, no entanto sua promulgação foi seguida das inúmeras críticas das camadas conservadoras, o que acabou por ocasionar o desmonte das conquistas sociais frente aos ditames do neoliberalismo.
        No que concerne ao desenvolvimento das políticas sociais no Brasil verifica-se que ele nunca conseguiu ultrapassar a polarização entre ricos e pobres, as deficiências estruturais e acumuladas nas áreas da saúde, educação, assistência social, seguro‑desemprego, qualificação dos trabalhadores desempregados e sub-empregados, e os problemas crônicos nas áreas da infraestrutura urbana, da reforma agrária e das políticas de emprego e renda.
        Assim o processo de redemocratização que se mostrava como um agente transformador das políticas sociais brasileiras, sob a égide do neoliberalismo ficou inerte em relação às mudanças que estavam propostas na Constituição no campo das políticas sociais. Tal ideologia mostrava-se totalmente contrária a qualquer tipo de proteção social, defendendo o livre mercado, as privatizações do patrimônio público, a flexibilização laboral, a negação dos direitos sociais, a substituição das políticas universais pelas focalizadas, a transformação da seguridade social em simples seguro, com descarte da assistência, e a primazia do mérito empreendedor dos indivíduos em detrimento dos direitos. Dessa forma, o foco das políticas sociais deixou de ser as necessidades humanas para atender as necessidades do capital.
        A incompatibilidade histórica entre a implantação das políticas sociais no país com experiência de Estados de Bem-Estar Social vivenciados pelos países de capitalismo central abalou a utopia nacional de instituir, pela primeira vez, um regime de bem‑estar, mediante o qual políticas universais na área da saúde e educação pudessem ser realizadas, a pobreza extrema fosse, de fato, minimizada, e o trabalho se tornasse valorizado e protegido, além de a população poder participar diretamente do controle das políticas públicas, por meio de mecanismos de democracia participativa, também previstos na Constituição Cidadã.
       No contexto neoliberal, verifica-se uma tendência de autorresponsabilização da pobreza que os obriga a auto-satisfazerem suas necessidades, em que no Brasil tem revelado como conseqüências a focalização da política social na pobreza extrema e transformação dessa política em instrumento de ativação dos indigentes para o trabalho, geralmente precário, por meio de condicionalidades ou contrapartidas que, na maioria das vezes, revelam‑se autoritárias e punitivas. Presencia-se desse modo a passagem de um Estado social de direito para um estado neoliberal, meritocrático e laborista.
Implicações para as políticas sociais das utopias desenvolvimentistas sob a égide do credo neoliberal: o caso particular da Seguridade Social brasileira
        A trajetória da Seguridade Social brasileira com a sua inclusão na Constituição de 1988, que, no entanto, devido as forças conservadoras que se mantiveram no pós-ditadura militar, de modo que tais avanços não ultrapassaram a presença no texto constitucional o que levou ao que se denomina por alguns estudiosos de contrarreforma conservadora as reformas constitucionais. Para a autora tal movimento muito mais do que uma contrarreforma representou a verdadeira destruição das conquistas democrática que foram legitimadas na Constituição. Tal pensamento encontra-se fundamentado por alguns fatos que são: a idéia de Seguridade Social contida na Constituição não se consolidou no país, onde a Seguridade Social definida no artigo 194 da CF/88 como um conjunto de ações integradas, destinadas a assegurar direitos sociais universais nos campos da previdência, saúde e assistência social não se estruturou seja como conjunto orgânico ou ainda como política concretizadora de direitos universais.
        Outro aspecto é que a previsão orçamentária que tinha como um de seus principais pressupostos que o financiamento seria proveniente da utilização de fontes que incidissem sobre o faturamento e o lucro das empresas fora rejeitada o que derrubou duas importantes estratégias que se encontravam relacionadas a idéia de criar um orçamento próprio da Seguridade Social. A primeira de controlar democraticamente os recursos que deveriam financiar as suas políticas. A segunda evitar que os recursos fossem desviados para a área econômica, o que acabou ocorrendo.
        Outro ponto que é válido destacar é que nenhuma das três políticas que compõem o Sistema de Seguridade Social brasileiro foi realmente implementado como previsto na Constituição, onde para isso convergiram pressupostos conservadores de que sua implantação ocasionaria a ingovernabilidade do país, bem como estimularia a preguiça.
        Apesar de dados estatísticos atualmente demonstrarem que no Brasil “neodesenvolvimentista” ocorreu a redução dos níveis de pobreza com crescimento sustentado é interessante observar que nenhum governo brasileiro pós-ditatura militar rompeu com os ditames neoliberais, nem os governos identificados com a esquerda.
        O governo Fernando Collor e o governo de FHC foram o que mais notadamente rejeitaram os preceitos constitucionais favoráveis à ampliação dos direitos sociais. O governo Lula apesar de estar num partido identificado com os movimentos de esquerda e sob o qual haviam expectativas de que se posicionasse contrário aos preceitos neoliberais seguiu o que estava determinado na agenda neoliberal que fora iniciada por Collor e aprofundada por FHC. E, no governo Dilma já é possível perceber que a focalização na pobreza absoluta é uma de suas marcas.
Conclusão
        A conjuntura mundial e brasileira das políticas sociais não é favorável, apesar do discurso vigente no país de um novo desenvolvimentismo que alçou ao país a condição de país emergente, atualmente, prevalece tendências que já vêm se impondo a algum tempo que são: o processo de “direitização” das políticas sociais na medida em que esta a partir dos anos 1980 foi apreendida pelo receituário neoliberal e sujeita aos seus interesses, podendo-se afirmar que no cenário mundial vivencia-se a prevalência de políticas sociais de (ultra) direita; a “monetarizção” da política social na medida em que esta não se volta para a concretização de direitos, mas para o fortalecimento do mérito individual da pessoa pobre que deve conseguir através do mercado, a satisfação de suas necessidades. 



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