domingo, 2 de julho de 2017

Questões comentadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional



Questão do concurso UFPA, 2015

A educação, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, Lei nº 9.394/96, tem por finalidade o(a)

A. pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral e esportivo de todos os alunos visando a sua realização pessoal.

B. pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

C. preparação do educando para a realização de seus sonhos.

D. garantia de que o Estado e a família assegurem um futuro digno ao educando.

E. conquista espacial para a felicidade plena do educando.

Gabarito: B

Comentário

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 2º a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Questão do concurso UFPA, 2015

De acordo com a Lei nº 9.394/96, a educação escolar compõe-se de

A. educação profissional e superior.

B. educação indígena, quilombola e etnorracial.

C. educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e da educação superior.

D. educação infantil, espacial, superior, tecnológica e planetária. E. educação especial e educação de jovens e adultos.

Gabarito: C

Comentário

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 21 a educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e da educação superior.

Questão do concurso UFPA, 2015

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, de acordo com a Lei nº 9.394/96, será organizada considerando-se

A. carga horária mínima anual de setecentas e vinte (720) horas em um mínimo de cento e oitenta (180) dias letivos.

B. carga horária mínima anual de oitocentas (800) horas em um mínimo de duzentos (200) dias letivos.

C. carga horária mínima anual de oitocentas (800) horas em um mínimo de cento e oitenta (180) dias letivos.

D. carga horária mínima anual de oitocentas (800) horas em um mínimo de cem (100) dias letivos.

E. carga horária mínima anual de duzentas (200) horas em um mínimo de oitocentos (800) dias letivos.

Gabarito: B

Comentário

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art.31, inciso III, a educação infantil será organizada de acordo com a seguinte regra: carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional

Questão do concurso UFPA, 2015

A Lei nº 9.394/96 estabelece que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em

A. nível médio magistério para todas as modalidades de ensino. B. nível superior somente.

C. nível superior com formação específica em educação indígena.

D. nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio na modalidade normal.

E. nível médio, superior e de pós-graduação.

Gabarito: D

Comentário

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 62, a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.  

Questão do concurso UFPA, 2015

A Lei nº 9.394/96 estabelece que

 A. a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de esportes nacionais.

B. a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios organizarão, em regime de colaboração, a merenda escolar, o transporte escolar, os livros didáticos, a manutenção de veículos públicos e particulares.

C. os municípios devem garantir a todos os alunos o ensino médio primeiramente e depois o ensino fundamental.

D. os Estados devem assegurar primeiramente o ensino médio, a educação de jovens e adultos, a educação quilombola e a educação especial.

E. a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

Gabarito: E

Comentário

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 8º a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

Questão do concurso da UFRB, 2015

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar e na convivência humana. Com relação as garantias a educação e o direito a educar, é correto afirmar o seguinte:



A. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede especial de ensino.

B. acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria; ressalvados os jovens adultos.

C. educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

D. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um, ressalvados os casos de pessoas com deficiência.

E. atendimento ao educando, somente no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Gabarito: C

Comentário:

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 4°, inciso I, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

Erro das demais alternativas:

A

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 4°, inciso III, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino

B

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 4°, inciso IV, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria. (não possui a ressalva quanto a jovens adultos)

D

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 4°, inciso V, o  dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. (não possui a ressalva quanto a pessoa com deficiência)

E

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 4°, inciso VIII,  o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde

Questão do concurso do IF-PR, 2014

A Educação Infantil, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) será

A. organizada com a expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

B. oferecida em creches ou entidades equivalentes, para crianças de 3 (três) a 6 (seis) anos de idade.

C. oferecida em pré-escolas, apenas para crianças de 5 (cinco) anos de idade. 

D. efetuada por meio de seleção, de acordo com a renda per capita familiar.

E. efetuada por meio de checagem cadastral e seleção por número de inscrição.

Gabarito: A

Comentário:

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 31 a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

  • avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;           

  • carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;        

  • atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;         

  • controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;        

  • expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. 

Questão de concurso do IF-PR, 2014

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de

A. prover meios para a recuperação do entorno da escola e realizar atividades recreativas dentro das comunidades.

B. administrar o cotidiano dos funcionários com acompanhamento profissional para que problemas não interfiram dentro da escola. C. receber donativos e material didático e doá-los aos alunos mais necessitados.

D. articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

E. organizar eventos visando à multiplicação de informações e orientação dos responsáveis.

Gabarito: D

Comentário:

De acordo com a lei 9.394/1996, art. 12 são incumbências dos estabelecimentos de ensino:

  • elaborar e executar sua proposta pedagógica;

  • administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

  • assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

  • velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

  • prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

  • articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

  • informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola

  • notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.

Questão do concurso do IF-PR, 2014

Analise as assertivas abaixo referentes à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). 

I. De acordo com a LDBEN, é incumbência dos Estados organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e aos planos educacionais da União e dos Estados.

II. De acordo com a LDBEN, é incumbência dos Estados exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

III. De acordo com a LDBEN, é incumbência dos Estados autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

IV. De acordo com a LDBEN, é incumbência dos Estados assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

É correto o que se afirma em  

A. I, II, III e IV.

B. I, II e IV, apenas.

C. I, apenas.

D. II, apenas.

E. III, apenas.

Gabarito: E

Comentário

De acordo com a lei n° 9.394/1996, art. 10, inciso IV, é incumbência dos estados autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino (Item III).

Itens I, II e IV incumbência dos Municípios, definidos no art. 11, incisos I, II e VI, respectivamente.

Questão do concurso do IF-PR, 2014.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) aponta como um dos princípios da Educação Nacional.

 A. o controle do aprendizado, do ensino, da pesquisa, da divulgação cultural, do pensamento, da arte e do saber.

B. a diferenciação nas condições para acesso e permanência na escola.

C. a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. 

D. a avaliação periódica das ideias e concepções pedagógicas.

E. a postura crítica em relação à diversidade étnico-racial.

Gabarito:

Comentário:

De acordo com a lei nº 9.394/1996, art. 3º, o ensino será ministrado de acordo com os seguintes princípios:

  • igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

  • liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

  • pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

  • respeito à liberdade e apreço à tolerância;

  • coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

  • gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

  • valorização do profissional da educação escolar;

  • gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

  • garantia de padrão de qualidade;

  • valorização da experiência extra-escolar;

  • vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

  • consideração com a diversidade étnico-racial.   

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