quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Núcleos das diretrizes curriculares


De acordo com Iamamoto (2003) a proposta de currículo encontra-se estruturada a partir de núcleos temáticos, que são:
Núcleo dos Fundamentos Teórico-metodológicos da vida social
Indica a necessidade de do assistente social dominar “um conjunto de fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos para conhecer e decifrar o ser social, a vida em sociedade. Compreende elementos para a análise da emergência e desenvolvimento da sociedade moderna – a sociedade burguesa-, o papel do trabalho no desenvolvimento da sociabilidade e da consciência humanas, a compreensão teórico-sistemática do Estado e da política, das classes e grupos sociais, das formas de consciência e representação da vida social, ideologias etc.
Núcleo dos Fundamentos da particularidade da formação sócio-histórica da sociedade brasileira
Remete à compreensão da sociedade brasileira resguardando as características históricas particulares que presidem a sua formação e desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais. Abrange as relações estado/sociedade, os projetos políticos em debate, as políticas sociais, as classes sociais e suas representações culturais, os movimentos organizados da sociedade civil, entre outros aspectos. Tais elementos devem permitir a apreensão da produção e reprodução da questão social e as várias faces que assume nessa sociedade.
Núcleo dos fundamentos do trabalho profissional
Compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social como uma especialização do trabalho: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e a administração em Serviço Social e o estágio supervisionado. Tais elementos encontram-se amarrados pela análise dos fundamentos do Serviço Social e dos processos de trabalho em que se insere, desdobrando-se em conteúdos necessários para capacitar os profissionais no exercício de suas funções, resguardando as suas competências específicas, normatizadas por lei.
De acordo com o CFESS (1999) a proposta curricular a partir desses núcleos “não admite tratamento classificatório, nem autonomia e subsequência entre os núcleos, expressando, ao contrário, diferentes níveis de apreensão da realidade social e profissional, subsidiando a intervenção do Serviço Social. Agrega um conjunto de conhecimentos indissociáveis para apreensão da gênese, manifestações e enfrentamento da questão social, eixo fundante da profissão e articulador dos conteúdos da formação profissional”.
Questão do concurso da DEPEN, 2015, CESPE/UNB
Os cursos de graduação em serviço social ressentem-se da ausência de atividades interdisciplinares devido ao fato de que as diretrizes curriculares para esses cursos conceberam o projeto de formação profissional embasado em três núcleos — fundamentos teórico-metodológicos do serviço social, fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e fundamentos do trabalho profissional — que, conceitualmente, deveriam se inter-relacionar, mas que, na prática, se desenvolvem de modo independente.
C. CERTO
E. ERRADO
Gabarito: ERRADO
Comentário:
Segundo Iamamoto (2014):
O conteúdo da formação está sustentado em três núcleos temáticos, o que representa uma inovação na maneira de pensar a formação acadêmica. São eles: a) Núcleo dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos da vida social; b) Núcleo dos fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e do significado do Serviço Social no seu âmbito; c) Núcleo dos fundamentos do trabalho profissional, abrangendo elementos constitutivos do Serviço Social enquanto especialização do trabalho: trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e a administração em Serviço Social e o estágio supervisionado.

Tais núcleos, ainda que por vezes tratados como uma tricotomia e independentes uns dos outros, foram concebidos enquanto diferentes níveis de abstração necessários, complementares e interdependentes para decifrar o Serviço Social inscrito na dinâmica societária. Abrangem, respectivamente, dimensões teórico-sistemáticas, particularidades históricas (continentais, nacionais, regionais e/ou locais), que determinam o trabalho profissional e nele se condensam, enquanto dimensões indispensáveis à sua análise.



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