De acordo
com Iamamoto (2003) a proposta de currículo encontra-se estruturada a partir de
núcleos temáticos, que são:
Núcleo dos Fundamentos
Teórico-metodológicos da vida social
Indica a
necessidade de do assistente social dominar “um conjunto de fundamentos
teórico-metodológicos e ético-políticos para conhecer e decifrar o ser social,
a vida em sociedade. Compreende elementos para a análise da emergência e desenvolvimento
da sociedade moderna – a sociedade burguesa-, o papel do trabalho no
desenvolvimento da sociabilidade e da consciência humanas, a compreensão teórico-sistemática
do Estado e da política, das classes e grupos sociais, das formas de
consciência e representação da vida social, ideologias etc.
Núcleo dos Fundamentos da particularidade
da formação sócio-histórica da sociedade brasileira
Remete à
compreensão da sociedade brasileira resguardando as características históricas
particulares que presidem a sua formação e desenvolvimento urbano e rural, em
suas diversidades regionais e locais. Abrange as relações estado/sociedade, os
projetos políticos em debate, as políticas sociais, as classes sociais e suas
representações culturais, os movimentos organizados da sociedade civil, entre
outros aspectos. Tais elementos devem permitir a apreensão da produção e
reprodução da questão social e as várias faces que assume nessa sociedade.
Núcleo dos fundamentos do
trabalho profissional
Compreende
todos os elementos constitutivos do Serviço Social como uma especialização do
trabalho: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os
componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o
planejamento e a administração em Serviço Social e o estágio supervisionado.
Tais elementos encontram-se amarrados pela análise dos fundamentos do Serviço
Social e dos processos de trabalho em que se insere, desdobrando-se em
conteúdos necessários para capacitar os profissionais no exercício de suas
funções, resguardando as suas competências específicas, normatizadas por lei.
De acordo
com o CFESS (1999) a proposta curricular a partir desses núcleos “não admite
tratamento classificatório, nem autonomia e subsequência entre os núcleos,
expressando, ao contrário, diferentes níveis de apreensão da realidade social e
profissional, subsidiando a intervenção do Serviço Social. Agrega um conjunto
de conhecimentos indissociáveis para apreensão da gênese, manifestações e
enfrentamento da questão social, eixo fundante da profissão e articulador dos
conteúdos da formação profissional”.
Questão do concurso da DEPEN, 2015, CESPE/UNB
Os cursos
de graduação em serviço social ressentem-se da ausência de atividades interdisciplinares
devido ao fato de que as diretrizes curriculares para esses cursos conceberam o
projeto de formação profissional embasado em três núcleos — fundamentos
teórico-metodológicos do serviço social, fundamentos da formação
sócio-histórica da sociedade brasileira e fundamentos do trabalho profissional
— que, conceitualmente, deveriam se inter-relacionar, mas que, na prática, se
desenvolvem de modo independente.
C. CERTO
E. ERRADO
Gabarito:
ERRADO
Comentário:
Segundo
Iamamoto (2014):
O conteúdo da formação está sustentado em três núcleos temáticos, o
que representa uma inovação na maneira de pensar a formação acadêmica. São
eles: a) Núcleo dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos da vida
social; b) Núcleo dos
fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e do
significado do Serviço Social no seu âmbito; c) Núcleo dos fundamentos do trabalho
profissional, abrangendo
elementos constitutivos do Serviço Social enquanto especialização do trabalho:
trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos
que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e a
administração em Serviço Social e o estágio supervisionado.
Tais núcleos, ainda que por vezes tratados como uma tricotomia e
independentes uns dos outros, foram
concebidos enquanto diferentes níveis de abstração necessários,
complementares e interdependentes para
decifrar o Serviço Social inscrito na dinâmica societária. Abrangem,
respectivamente, dimensões teórico-sistemáticas,
particularidades históricas (continentais, nacionais, regionais e/ou locais),
que determinam o trabalho profissional e nele se condensam, enquanto dimensões
indispensáveis à sua análise.
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