De acordo com o autor José Paulo Netto se tem historicamente 05 momentos importantes para a compreensão da questão social, esses momentos são destacados no texto “Cinco Notas a propósito da questão social”, que são:
1)
A expressão “questão social” surgiu para dar conta do
pauperismo: Esse pauperismo é decorrente dos impactos que a
primeira industrialização trouxe, assim a designação do
pauperismo estava relacionado diretamente aos seus desdobramentos
sociopolíticos.
2)
A
expressão questão social passa fazer parte do vocabulário
conservador: Para
Netto (2001)
na metade do século XIX a questão social passa a ser naturalizada
e assim perde-se aos
pouco
sua estrutura histórica determinada. O
pensamento conservador laico o pensamento conservador tradicional
contribuíram para essa naturalização.
De acordo com o pensamento conservador tradicional laico as
manifestações da questão social eram vistas como características
que faziam parte de toda e qualquer ordem social e que não podiam
ser eliminadas, assim restava apenas amenizá-las e reduzi-las,
através de uma intervenção política limitada. Já o pensamento
conservador tradicional as manifestações da questão social só
podiam ser resolvidas através da vontade divina. O que é válido
ressaltar dessas duas formas de pensamentos é que elas baseavam-se
em uma ação moralizadora, onde
os meios de produção e a propriedade privada não era colocado em
questão.
3)O
terceiro ponto necessário a
compreensão histórica da questão social refere-se a compreensão
das
mudanças
que o livro “O Capital” de Karl Marx, publicado
pela primeira vez em 1867
produziu.
Segundo Netto essa obra permitiu uma compreensão teórica acerca do
processo de produção do capital, relevando a questão social. Karl
Marx via a questão social como determinada pelo traço próprio e
peculiar da relação capital-trabalho, a exploração, fruto da
sociabilidade erguida sob o comando do capital.
4)
Outro
momento importante segundo Netto foi
o período do Welfare State, que ocorreu entre 1945 a 1970, esse
período é conhecimento como “30 anos gloriosos”, como foi
mencionado anteriormente quando falamos
da autora Iamamoto. Nesse
período a condições de vida dos trabalhadores teve uma
significativa melhora, entretanto nesse período via-se a questão
social como algo do passado, apenas quem defendia a corrente marxista
insistia em afirmar que a melhoria de vida dos trabalhadores não
alterava a
essência exploradora do capitalismo. Assim
Netto (2001)
afirma que com a crise do Welfare State em meados da década de 1970
mostrou que o capitalismo não tinha compromisso social, assim a
intelectualidade acadêmica descobriu uma “nova questão social”.
5)No
último ponto Netto (2001)
afirma que não existe uma nova questão social e
sim a emergência de novas expressões da questão social é
decorrente da ordem do capitalismo.
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