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Simulado de Serviço Social
FCC-2017-DPE/RS-Assistente
Social
O atual
Código de Ética Profissional não se constitui como um dogma. A
perspectiva ética e normativa do Código só é legítima na medida
em que seus valores e princípios são incorporados pelos
profissionais. Esta incorporação deve-se dar de forma consciente,
autônoma e responsável. O Código de Ética fundamenta-se em
valores e princípios historicamente situados, rompendo com
a) o pragmatismo e a moralidade.
b) a alteridade e o pluralismo de
ideias.
c) a a-historicidade e o
relativismo dos valores.
d) o determinismo social e a
injustiça social.
e) o messianismo e o fatalismo.
FCC-2017-DPE/RS-Assistente
Social
2-O
Serviço Social constrói historicamente uma identidade e adquire
legitimidade social tanto a partir da explicitação da função
social da profissão quanto dos contornos éticos que assume o
trabalho profissional. Há também uma profunda interação entre o
que preconiza a ética profissional e o modo de ser e viver dos/as
assistentes sociais. Nesse sentido, a ética profissional
a) recebe determinações que
antecedem a sua escolha pela profissão e a influenciam, já que
fazem parte de uma socialização primária que tende a reproduzir
determinadas configurações éticas dominantes e se repõem
cotidianamente através de relações sociais mais amplas.
b) está dissociada do contexto
sócio-cultural e do debate filosófico, pois ela guarda uma profunda
relação com a ética social e consequentemente, com os projetos
sociais, havendo portanto um hiato entre ética profissional e ética
social.
c) vincula-se aos projetos
sócio-políticos hegemônicos, isentando-se das configurações
alienadas da vida social, sendo permeada por escolhas de valor moral,
conectadas à reprodução da sociabilidade vigente.
d) tem sua existência vinculada
à singularidade da relação homem versus natureza e, dentro da
acepção marxiana do devir histórico, tendo como premissa a lógica
da produção e reprodução das relações materiais do capital.
e) é resultado da inserção da
categoria na sociedade e no modo de vida capitalista e,
consequentemente, de um posicionamento político explícito,
configurando uma perspectiva de neutralidade da intervenção
profissional.
FCC-2017-DPE/RS-Assistente
Social
3-O
Serviço Social, enquanto profissão, está vinculado/articulado a um
projeto societário, na atualidade, a um projeto emancipador da
sociedade. Os/as assistentes sociais podem e devem contribuir na
construção das condições para a emancipação humana. Esta se dá
a) na e pela cotidianidade.
b) no e pelo trabalho associado.
c) na e pela socialização dos
meios de produção.
d) no e pelo desenvolvimento
social.
e) na e pela práxis.
FCC-2017-DPE/RS-Assistente
Social
4-No
processo de formação dos profissionais de Serviço Social, muito se
tem discutido frente à relação entre os objetivos e as atividades
a serem desenvolvidas pelos/as assistentes sociais, Um dos
posicionamentos presentes nessa discussão é que os profissionais de
Serviço Social devem se colocar de maneira crítica e
conscientemente diante do complexo de objetivos que atravessam o
cotidiano institucional e os espaços sócio-ocupacionais do/a
assistente social. Nesse sentido, faz-se necessário compreender e
apropriar-se desse complexo de objetivos, que se expressam no
movimento real, presentes em diferentes instâncias e níveis,
implícita ou explicitamente, sendo eles:
a) políticos, técnicos e
gerais.
b) teóricos, pedagógicos e
éticos.
c) aparentes, ocultos e
aplicáveis.
d) gerais, específicos e
medidos.
e) institucionais, profissionais
e dos trabalhadores.
05Q841428
FCC-2017-DPE/RS-Assistente
Social
5-A
natureza socioprofissional do Serviço Social é permeada por uma
característica própria que acompanha o desenvolvimento histórico
da profissão: a ..I.. , ou seja, a fluidez, o ..II.. e a
heterogeneidade com que os profissionais de Serviço Social são
obrigados a organizar sua ..III.. cotidiana.Completa as lacunas I, II
e III correta e respectivamente:
a) estrutura sincrética −
imediatismo − prática interventiva
b) teoria positivista −
conservadorismo − práxis burocrática
c) teoria marxista −
imediatismo − teleologia emancipadora
d) burocracia gerencialista −
conservadorismo − prática política
e) superficialidade analítica −
possibilismo − prática interventiva
NUCEPE-2017-FMS-
Assistente Social
6-De
acordo com o Código de Ética Profissional, é vedado ao/a
Assistente Social, revelar o sigilo profissional (Art. 17º).
Entretanto no seu Art. 18º, preceitua que a quebra do sigilo só é
admissível:
a)
Quando o/a Assistente Social, julgar conveniente.
b)
Quando familiares pressionarem para conhecimento da situação do
usuário.
c)
Quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou
não fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses de terceiros.
d)
Quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou
não fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses do usuário de
terceiros e da coletividade.
e)
Quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou
não fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses do usuário e
de seus familiares.
NUCEPE-2017-FMS-
Assistente Social
7-O/A
Assistente Social vem sendo cada vez mais requisitado para atuar na
formulação, planejamento, avaliação de políticas, programas,
projetos e serviços sociais, no nível municipal, estadual e
federal. Em consonância com o projeto Ético-Político do Serviço
Social, no tocante à intervenção do/a Assistente Social numa
perspectiva de ampliação da cidadania e aprofundamento da
democracia, impõe-se a esse profissional a adoção de uma postura e
conduta democrática nesse nível de atuação. Para isso, o/a
Assistente Social, deve ter:
a)
Competência teórico-metodológica, ético-normativa e
técnico-operacional.
b)
Competência ético-política, teórico-metodológica e
técnico-normativa.
c)
Competência teórico-metodológica, ético-política e
técnico-resolutiva.
d)
Competência ético-política, técnico-operacional, e
teórico-intelectual.
e)
Competência teórico-metodológica, ético-política e
técnico-operacional.
NUCEPE-2017-FMS-
Assistente Social
8-O
planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma
contemporânea de planificação, que mantém sintonia com a gestão
pública democrática, uma vez que:
a)
Tende a romper, nas organizações, com as hierarquias verticais
rígidas de comando; busca ultrapassar a democracia representativa,
combinando-a com a democracia participativa ou direta; e caminha da
centralização para a descentralização.
b)
Tende a romper, nas organizações, com as hierarquias verticais
rígidas de comando; busca ultrapassar a democracia institucional; e
privilegia os ocupantes de cargos intermediários.
c)
Busca ultrapassar a democracia representativa, combinando-a com
democracia participativa ou direta; garante a eficiência na
realização das atividades meios; e caminha da centralização para
a descentralização.
d)
Tende a romper, nas organizações com as hierarquias verticais
rígidas de comando; caminha da centralização para a
descentralização; e privilegia a eficiência das atividades.
e)
Tende a romper, nas organizações com as hierarquias verticais
rígidas de comando; busca ultrapassar a democracia representativa
combinando-a com a democracia participativa ou direta; e garante a
alocação dos recursos na modernização de equipamentos e prédios.
NUCEPE-2017-FMS-
Assistente Social
9-De
conformidade com Batista (2002) a avaliação, constitui-se uma das
fases metodológicas do processo de planejamento. Os critérios mais
utilizados referem-se à eficiência, eficácia e efetividade. A
avaliação da efetividade, diz respeito:
a)
Ao estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das
metas previstas no planejamento.
b)
Ao estudo do alcance dos objetivos definidos com relação às
demandas objeto do planejamento.
c)
Ao estudo do alcance dos objetivos com relação à temporalidade do
planejamento.
d)
Ao estudo do impacto do planejado sobre a situação, ou seja, ao
estudo dos efeitos da ação sobre a questão objeto do planejamento.
e)
Ao estudo da otimização dos recursos disponibilizados e à
capacidade de atender à demanda.
NUCEPE-2017-FMS-
Assistente Social
10-No
trabalho social com a família, a literatura pertinente aponta que há
duas tendências na incorporação da Família no campo da Política
Social enquanto seu sujeito destinatário, a saber:
a)
A Familiar e a Protetiva.
b)
A Familista e a Protetora.
c)
A Protetiva e a Familial.
d)
A Familista e a Protetiva.
e)
A Familista e a Prodigalista.
- GABARITO DO SIMULADO1-C2-A3-E4-E5-A6-D7-E8-A9-D10-D
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