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Sumário
LEITURAS
INDICADAS
Livros
e Textos
Legislações
:
DOCUMENTOS
DO CFESS:
SERVIÇO
SOCIAL
1.
Para Soares (2003), o caráter ortodoxo das ideias e das propostas
neoliberais em torno da questão social aflige o mundo
contemporâneo, o que pode ser sintetizado com a afirmação que
(A)
o direito social substitui a filantropia.
(B)
a solidariedade coletiva substitui a ajuda individual.
(C)
o permanente substitui o emergencial e o provisório.
(D)
as microssoluções ad hoc substituem as políticas públicas.
(E)
a lógica do mercado é substituída pela forte intervenção
estatal no social.
2.
A política social no capitalismo, tendo como eixo central de
análise o trabalho e a sociedade salarial, deve ser entendida
como
(A)
um conjunto de direitos assegurados por ela, resultante de
conquistas da classe trabalhadora diante do processo de exploração
do trabalho, ao mesmo tempo em que responde de forma funcional ao
capital.
(B)
ações do Estado com função precípua de organizar, em todo o
território nacional, as iniciativas da sociedade civil vinculadas
às iniciativas patronais já que respondem ao modo de exploração
capitalista.
(C)
direitos sociais adquiridos pela sociedade moderna que só puderam
emergir em função do estágio de superação das tensões entre
capital e trabalho.
(D)
resultantes da relação entre Estado e sociedade civil para a
garantia dos direitos civis que têm sua emergência vinculada ao
modelo de produção feudal.
(E)
garantia de segurança social no campo contributivo, pois a
transição da proteção social não contributiva para a esfera
do direito social e do Estado pode configurar a assistencialização
das políticas sociais.
3.
Segundo José Paulo Netto (1992), a política social do Estado
Burguês no capitalismo monopolista configura-se
(A)
pelo conjunto de planos, programas e projetos com objetivo de
oferecer o bem-estar à classe trabalhadora.
(B)
pela intervenção contínua, sistemática e estratégica sobre as
sequelas da questão social.
(C)
como resultante do modelo feudal, pois a emergência da questão
social é típica desse modelo econômico.
(D)
como resultante do escravismo que se caracteriza pela exploração
do trabalho e, portanto, pela intervenção do Estado.
(E)
desvinculada do processo econômico, pois neste período
pressupunha-se que a instituição do Estado de Bem Estar Social
era resultante de uma luta democrática de direito.
4.
O modelo liberal congrega forças na perspectiva de
refilantropizar o Social. Esse modelo
(A)
concebe a política social como um importante instrumento de
garantia de direitos e, portanto, necessita que sua primazia
esteja nas atribuições do Estado com a ajuda suplementar da
sociedade civil organizada.
(B)
não admite os direitos sociais e opera uma despolitização da
questão social ao desqualificá-la como questão pública,
política e nacional.
(C)
entende a refilantropização como um processo moderno de atenção
social que congrega maior responsabilidade ao Estado e menor ao
terceiro setor.
(D)
entende que a complexificação da vida social implica a ampliação
da rede socioassistencial e essa só tem sentido se a sociedade
contribuir com sua capacidade de humanização do setor.
(E)
reconhece a necessidade de garantir os direitos, pois há
possibilidade de evidenciar o caráter político de luta de
classes presente na constituição do Estado, enquanto provedor de
políticas sociais.
5.
A categoria trabalho é estruturante para a compreensão da
constituição da humanidade, pois a natureza e sua transformação
pelo trabalho mantêm vivos os membros de uma sociedade. Em uma
perspectiva crítica, é correto afirmar sobre o trabalho:
(A)
realiza-se cumprindo determinações genéticas, cujas habilidades
e conhecimentos podem ser dispensados.
(B)
opera de forma imediata sobre a matéria sem a intermediação de
instrumentos, dispensando todo o tipo de aprendizado, mesmo os
advindos de repetição e experimentação.
(C)
é capaz de satisfazer um elenco limitado de necessidades com um
elenco de atividades determinada pela natureza.
(D)
exige habilidades e conhecimentos, instrumentos que cada vez mais
se interpõem entre os que executam e a matéria, além de
implicar o desenvolvimento de novas necessidades.
(E)
não é próprio da natureza humana, pois pode ser executado por
toda a espécie animal dependendo apenas de treinamento e
desenvolvimento de habilidades.
6.
No mundo contemporâneo, eclodiu com intensidade um processo de
reestruturação produtiva que pode ser compreendido como
resultante
(A)
do impacto das profundas mudanças tecnológicas que estão
alcançando a eliminação plena do trabalho vivo do processo de
produção de mercadorias.
(B)
da diminuição do trabalho morto corporificado no maquinário
tecnocientífico como estratégia para aumentar a produtividade.
(C)
da intensificação das formas de extração do sobretrabalho em
tempo cada vez mais reduzido, uma vez que tempo e espaço se
transformam nessa fase dos capitais globais e destrutivos.
(D)
da ampliação das possibilidades de extração de mais valia
relativa somente por meio do uso do esforço muscular da mão de
obra.
(E)
da nova fase societal em que o valor de uso intrínseco aos
produtos não se subordina nem elimina os imperativos do valor de
troca que sempre estiveram presentes no universo das mercadorias.
7.
A crise global do sistema capitalista que afeta a esfera do
trabalho em larga escala, é marcada, segundo Antunes (2010), por
um processo de :
(A)
construção de um novo sistema de metabolismo social, ou seja, de
um novo modo de produção fundado na atividade autodeterminada
baseada na realização do trabalho socialmente necessário.
(B)
proliferação das distintas formas de “trabalho voluntário”,
terceirizado, subcontratado e do “empreendedorismo”, que
frequentemente se configura como forma oculta de trabalho
assalariado e instável.
(C)
construção de inúmeros direitos sociais somado aos que foram
arduamente conquistados pelos trabalhadores na Revolução
Industrial.
(D)
ampliação dos mecanismos legais do trabalho com o fortalecimento
do sistema de proteção social dos trabalhadores.
(E)
produção e de vida voltados exclusivamente para o atendimento
das efetivas necessidades humanas e sociais.
203
Segundo
Teixeira (2009: 2-3), “(...) a formulação de políticas
sociais, com as atuais exigências de democratização do espaço
público, tende a atravessar o espaço estatal e civil da
sociedade brasileira, deixando de ser cada vez mais decisão
adstrita ao âmbito da gestão e do poder. Cabe, entretanto, a
gestores e técnicos, processar teórica, política e eticamente
as demandas sociais, dando-lhes vazão e conteúdo no processo de
planejamento e gestão, orientando a sua formatação e execução.
Não bastam pronunciamentos políticos gerais e abstratos que
afirmem intenções sociais. É necessário que sejam
materializadas por meio de um cuidadoso processo de planejamento
institucional, com alcance capilar, indicando desde concepções
globais até ações (na ponta), de execução de políticas
públicas.”
Em
consonância com os princípios do Projeto Ético Político
hegemônico na profissão, o planejamento é legítimo apenas
quando é:
(A)
um instrumental técnico neutro;
(B)
atribuição executada por um técnico governamental;
(C)
capaz de prever o futuro;
(D)
desenvolvido em instituições públicas;
(E)
um exercício de liberdade e participação da sociedade.
204
Em
um hospital, o Serviço Social é contatado pela equipe de
enfermagem, que informa que a mãe de uma das crianças internadas
não comparece com a periodicidade necessária para as visitas, e
muito menos acompanha a criança durante a noite, o que seria seu
direito. Uma assistente social então convoca a mãe da criança
para uma entrevista. Durante o atendimento, esta mãe informa que
possui outro filho internado em outro hospital, e que por ter que
se dividir entre duas instituições para poder ficar perto dos
filhos, acabou perdendo o emprego. No momento, continua visitando
ambas as crianças, mas priorizando o outro, cujo estado de saúde
é mais grave e inspira maiores cuidados, e que nem sempre
comparece às visitas por falta de dinheiro para a passagem. A
assistente social então avisa à mãe da criança que fará uma
denúncia junto ao Conselho Tutelar por entender que a criança
está sendo negligenciada e é seu dever pedir que ela, após a
alta, seja encaminhada a um abrigo ou a um lar substituto. Nesse
caso, o encaminhamento adotado pela assistente social:
(A)
representa a solução que a mãe da criança não estava
conseguindo tomar, pois estava exausta e não conseguia saber
direito como proceder para atender aos seus dois filhos em uma
situação de vulnerabilidade social e esgotamento físico e
emocional;
(B)
vai ao encontro das Orientações Técnicas para os Serviços de
Acolhimento para Crianças e Adolescentes e ECA, cujas diretrizes
e princípios, em primeiro lugar, buscam resguardar a integridade
física e mental e os interesses da criança e do adolescente;
(C)
concorda com os princípios da legislação brasileira para
Criança e Adolescente, pois a falta de recursos materiais por si
só não constitui motivo suficiente para que uma mãe deixe de
visitar seu filho, incidindo em prática de abandono e negligência
a incapaz;
(D)
corrobora os ditames neoliberais, notadamente aqueles emanados
para o Brasil pelo Consenso de Washington, que preconizam que os
indivíduos devem ser responsabilizados por suas próprias
escolhas, assim como a mãe, nesta situação, está fazendo, ao
optar por um dos filhos;
(E)
vai de encontro ao preconizado no ECA e pelo CONANDA, pois a falta
de recursos materiais por si só não constitui motivo suficiente
para afastar a criança ou o adolescente do convívio familiar ou
encaminhá-los para serviços de acolhimento.
205
O
Serviço Social de uma instituição pública dividiu suas ações
em três eixos: plantão, visita e acompanhamento social. Os
assistentes sociais que trabalham no plantão recebem os usuários,
promovem o atendimento inicial, fazem uma entrevista social e o
mapeamento das demandas dos usuários. É durante o atendimento
inicial que os assistentes sociais orientam os usuários em
relação aos serviços prestados pela instituição e os
benefícios que poderão acessar de acordo com os seus direitos.
Caso o assistente social do plantão identifique a necessidade de
aprofundamento sobre as questões trazidas pelo usuário no
atendimento inicial, fará uma solicitação de visita domiciliar
para a equipe destinada a esse fim. Após a realização da visita
domiciliar, a equipe desse setor elaborará um relatório e, caso
necessário, o usuário será atendido pela equipe de
acompanhamento social. Durante a realização das visitas
domiciliares, cabe ao assistente social:
(A)
conhecer as condições em que vivem os sujeitos e apreender
aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que
geralmente escapam à entrevista social realizada no atendimento
inicial;
(B)
conhecer as condições em que vivem os sujeitos por meio da
aferição da veracidade das informações fornecidas durante a
entrevista social realizada no atendimento inicial;
(C)
elaborar o perfil socioeconômico da família ou usuário visitado
e sua comunidade de referência a fim de verificar se há respaldo
para a cessão do benefício;
(D)
conhecer o cotidiano do usuário, observando as condições de sua
moradia como o número de cômodos e a quantidade e variedade de
aparelhos na residência;
(E)
estabelecer parâmetros para a viabilização, ou não, de
benefícios e/ou serviços sociais pleiteados pelos usuários a
partir de critérios pré-determinados.
206
No
que diz respeito ao afastamento da criança ou adolescente do
convívio familiar, um dos instrumentos que irá subsidiar a
decisão deste afastamento é o Estudo Diagnóstico, que deve,
dentre outros, contemplar os seguintes aspectos:
(A)
grau de risco e desproteção ao qual a criança ou adolescente
está exposto se não for afastado do ambiente familiar; e
história familiar e se há padrões transgeracionais de
relacionamento com violação de direitos;
(B)
se o afastamento do adulto envolvido na situação que está
provocando a necessidade da retirada da criança ou adolescente do
convívio familiar resolverá a questão; e se esta criança ou
adolescente é responsável pelo cuidado de outro familiar;
(C)
recursos financeiros disponíveis na família de origem; e
permanência da criança ou do adolescente em local o mais próximo
possível de sua residência, a fim de manter amigos e escola;
(D)
mapeamento da rede socioassistencial próxima à residência desta
criança ou adolescente; e entrevista com a direção da escola
que esta criança ou adolescente frequentava a fim de saber se não
provocou outras situações difíceis;
(E)
se a família depende desta criança ou adolescente para receber
algum tipo de benefício socioassistencial; e escutar os vizinhos
sobre a ocorrência de maus tratos ou algum tipo de abuso.
DIREITO
CONSTITUCIONAL
Normas
Constitucionais e Supremacia da Constituição
1-(CESPE/Advogado
- IBRAM-DF/2009) O preâmbulo, por estar na parte introdutória do
texto constitucional e, portanto, possuir relevância jurídica,
pode ser paradigma comparativo para a declaração de
inconstitucionalidade de determinada norma infraconstitucional.
2-
(CESPE/Advogado - IBRAM-DF/2009) O ADCT tem natureza jurídica de
norma constitucional, semelhante às normas inseridas no bojo da
CF, não havendo desníveis ou desigualdades entre as normas do
ADCT e os preceitos constitucionais quanto à intensidade de sua
eficácia ou a prevalência de sua autoridade.
3-(CESPE/DETRAN-DF/2009)
A norma constitucional que estabelece que as associações só
poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades
suspensas por decisão judicial exigindo-se, no primeiro caso, o
trânsito em julgado, tem aplicação imediata.
4-
(CESPE/TRE-MA/2009) A competência da União para elaborar e
executar planos nacionais e regionais de ordenação do território
e de desenvolvimento econômico e social constitui exemplo de
norma constitucional programática.
5-(CESPE/TRE-MA/2009)
O preceito constitucional que assegura a liberdade de exercício
de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as
qualificações profissionais estabelecidas em lei, constitui
norma de eficácia limitada.
6-
(CESPE/DPE-ES/2009) Normas constitucionais supereficazes ou com
eficácia absoluta são aquelas que contêm todos os elementos
imprescindíveis para a produção imediata dos efeitos previstos;
elas não requerem normatização subconstitucional subsequente,
embora sejam suscetíveis a emendas.
7-(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009)
As normas constitucionais que alteram a competência de tribunais
possuem, de acordo com o entendimento do STF, eficácia imediata,
devendo ser aplicado, de pronto, o dispositivo que promova a
alteração.
8-(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009)
Consoante entendimento do STF, a norma constitucional segundo a
qual não há prisão civil por dívida, salvo a do responsável
pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação
alimentícia e a do depositário infiel, não é de eficácia
restringível.
Organização
do Estado
267-(CESPE/AGU/2009)
As terras devolutas são espécies de terras públicas que, por
serem bens de uso comum do povo, não estão incorporadas ao
domínio privado. São indisponíveis as terras devolutas ou
arrecadadas pelos estados-membros, por ações discriminatórias,
necessárias à proteção dos ecossistemas naturais. Constituem
bens da União as terras devolutas indispensáveis à defesa das
fronteiras, das fortificações e construções
militares, das vias federais de comunicação e à preservação
ambiental, definidas em lei.
268-
(CESPE/AGU/2009) Os rios públicos são bens da União quando
situados em terrenos de seu domínio, ou ainda quando banharem
mais de um estado da Federação, ou servirem de limites com
outros países, ou se estenderem a território estrangeiro ou dele
provierem. Os demais rios públicos bem como os respectivos
potenciais de energia hidráulica pertencem aos Estados-membros da
Federação.
269-
(CESPE/Agente-Polícia Federal/2009) A Constituição Federal de
1988 (CF) não reconhece aos índios a propriedade sobre as terras
por eles tradicionalmente ocupadas.
270-
(CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) São bens da
União as terras devolutas.
Disposições
sobre Estados, Municípios, DF e Territórios:
271-(CESPE/TRE-MA/2009)
A CF veda a criação de tribunais, conselhos ou órgãos de
contas municipais.
272-(CESPE/TRE-MA/2009)
Cabe à União explorar, em regime de monopólio, em todo o
território nacional, os serviços de gás canalizado.
273-(CESPE/TRE-GO/2009)
O Distrito Federal é a capital do país.
274-(CESPE/Promotor-MPE-RN/2009)
Cabe à União explorar diretamente, ou mediante concessão, os
serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.
275-(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009)
Nas infrações penais comuns e nas ações populares, os
prefeitos municipais serão julgados pelo respectivo tribunal de
justiça.
276-(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009)
Não cabe ao estado-membro disciplinar, ainda que no âmbito da
constituição estadual, a ordem de vocação das autoridades
municipais, quando configuradas situações de vacância ou
impedimento na chefia do Poder Executivo municipal.
DIREITO
ADMINISTRATIVO
CONCEITO,
FONTES, REGIME ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS
1.
(CESPE/TJ-DFT/Tabelião/2007) João pleiteou, à autoridade
administrativa fazendária estadual, a realização de compensação
tributária de um crédito de ICMS. Passados 180 dias da
propositura do pleito, a administração ainda não havia dado
resposta a João. Com referência à situação hipotética acima,
julgue o item a seguir, levando em conta as normas atinentes aos
processos administrativos e ao controle judicial da administração
pública. A argumentação mais adequada para a solução do
problema seria a invocação, de forma genérica, do princípio da
eficiência da administração.
2.
(CESPE/PGE-PA/Auxiliar/2007) A doutrina aponta como princípios do
regime jurídico administrativo a supremacia do interesse público
sobre o privado e a indisponibilidade do interesse público.
3.
(CESPE/DETRAN-DF/Auxiliar/2009) A administração pública é
regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o
administrador público está obrigado a denunciar os atos
administrativos ilegais ao Poder Judiciário e ao Ministério
Público.
4.
(CESPE/TRT-17/Analista/2009) As sociedades de economia mista e as
empresas públicas que prestam serviços públicos estão sujeitas
ao princípio da publicidade tanto quanto os órgãos que compõem
a administração direta, razão pela qual é vedado, nas suas
campanhas publicitárias, mencionar nomes e veicular símbolos ou
imagens que possam caracterizar promoção pessoal de autoridade
ou servidor dessas entidades.
5.
(CESPE/TCU/2007) A declaração de sigilo dos atos
administrativos, sob a invocação do argumento da segurança
nacional, é privilégio indevido para a prática de um ato
administrativo, pois o princípio da publicidade administrativa
exige a transparência absoluta dos atos, para possibilitar o seu
controle de legalidade.
6-(CESPE/MP-RR/2008)
Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são
obrigados a observar, de forma estrita, os princípios de
legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos
assuntos de sua competência.
7-(CESPE/PC-TO/2007)
Em toda atividade desenvolvida pelos agentes públicos, o
princípio da legalidade é o que precede todos os demais.
8-(CESPE/TCE-AC/2008)
O princípio da legalidade tem por escopo possibilitar ao
administrador público fazer o que a lei permitir. No entanto,
esse princípio não tem caráter absoluto, uma vez que um
administrador poderá editar um ato que não esteja previsto em
lei, mas que atenda ao interesse público.
9-
(CESPE/PC-PA/Técnico/2007) De acordo com o princípio da
legalidade, é permitido ao agente público, quando no exercício
de sua função, fazer tudo que não seja expressamente proibido
pela Constituição Federal.
10-(CESPE/AGU/Advogado/2009)
Segundo a doutrina, a aplicação do princípio da reserva legal
absoluta é constatada quando a CF remete à lei formal apenas a
fixação dos parâmetros de atuação para o órgão
administrativo, permitindo que este promova a correspondente
complementação por ato infralegal.
11-(CESPE/AGU/Advogado/2009)
De acordo com o princípio da legalidade, apenas a lei decorrente
da atuação exclusiva do Poder Legislativo pode originar comandos
normativos prevendo comportamentos forçados, não havendo a
possibilidade, para tanto, da participação normativa do Poder
Executivo.
12-
(CESPE/TRT-17/Analista/2009) As sociedades de economia mista e as
empresas públicas que prestam serviços públicos estão sujeitas
ao princípio da publicidade tanto quanto os órgãos que compõem
a administração direta, razão pela qual é vedado, nas suas
campanhas publicitárias, mencionar nomes e veicular símbolos ou
imagens que possam caracterizar promoção pessoal de autoridade
ou servidor dessas entidades.
13-(CESPE/PGE-PE/Procurador/2009)
De acordo com o princípio da impessoalidade, é possível
reconhecer a validade de atos praticados por funcionário público
irregularmente investido no cargo ou função, sob o fundamento de
que tais atos configuram atuação do órgão e não do agente
público.
PORTUGUÊS
PARA CONCURSO
TEXTO
2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei
bem justa e generosa, ainda largamente ignorada em suas medidas de
proteção e promoção. Mesmo quanto às sanções previstas no
estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de
outras menos severas, como a advertência, a prestação de
serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são
frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de
liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica. Os
poderes públicos, inclusive o Judiciário, estão em dívida com
a sociedade por conta da inobservância do estatuto em sua
integralidade. Reconheço que a punição não é o único remédio
para a violência cometida pelos jovens. Evidentemente, políticas
sociais, educação, prevenção, assistência social são medidas
que, se aplicadas no universo da população jovem, terão o
condão, efetivamente, de reduzir a violência. Mas, em
determinados casos, é preciso uma punição mais eficaz do que
aquelas preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
(Aloysio Nunes Ferreira, Época).
53
Argumentativamente falando, as palavras do enunciador do texto 2:
(A)
condenam o ECA por seu excesso de benevolência;
(B)
aplaudem o Governo por suas medidas educativas;
(C)
criticam os poderes públicos por só aplicarem as leis
estabelecidas pelo ECA;
(D)
apoiam o ECA, mas reconhecem limitações em alguns casos;
(E)
defendem incondicionalmente a redução da maioridade penal.
54“O
Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei bem justa
e generosa, ainda largamente ignorada em suas medidas de proteção
e promoção”. A inclusão de uma vírgula entre os dois
segmentos (texto 2) faz supor a implícita existência de um
conector entre eles; tal conector deveria representar:
(A)
uma concessão, como “ainda que”;
(B)
uma adversidade, como “porém”;
(C)
uma conclusão, como “logo”;
(D)
uma explicação , como “pois”;
(E)
uma proporcionalidade, como “à medida que”.
55
“Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se
chegar à internação, há uma série de outras menos severas,
como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a
liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas,
passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos
em que isso não se justifica”. Nesse segmento do texto 2 há
duas ocorrências sublinhadas do vocábulo “mesmo”; sobre
essas ocorrências, é correto afirmar que:
(A)
ambas equivalem ao sentido de inclusão;
(B)
só a primeira ocorrência indica concessão;
(C)
só a segunda ocorrência indica concessão;
(D)
só a primeira ocorrência indica inclusão;
(E)
só a segunda ocorrência indica inclusão.
56“Mesmo
quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à
internação, há uma série de outras menos severas, como a
advertência, a prestação de serviços à comunidade e a
liberdade assistida, que (1) são frequentemente ignoradas,
passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos
em que (2) isso não se justifica”. Nesse segmento do texto 2, o
elemento que NÃO estabelece coesão formal com nenhum termo
anterior é:
(A)
outras;
(B)
advertência;
(C)
que (1);
(D)
que (2);
(E)
isso.
57
“O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei bem
justa e generosa, ainda largamente ignorada em suas medidas de
proteção e promoção. Mesmo quanto às sanções previstas no
estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de
outras menos severas, como a advertência, a prestação de
serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são
frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de
liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica”. O
adjetivo que, por sua tipologia, mostra um tipo diferente dos
demais é:
(A)
ignorada;
(B)
previstas;
(C)
severas;
(D)
justa;
(E)
generosa.
58
A frase abaixo em que está ausente qualquer processo de
intensificação de adjetivos é:
(A)
“O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é uma lei bem
justa e generosa”;
(B)
“...ainda largamente ignorada em suas medidas de proteção e
promoção”;
(C)
“Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se
chegar à internação, há uma série de outras menos severas,
como a advertência...”;
(D)
“...a prestação de serviços à comunidade e a liberdade
assistida, que são frequentemente ignoradas”;
(E)
“...é preciso uma punição mais eficaz do que aquelas
preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”
59
No texto 2 aparece o seguinte segmento: “Mesmo quanto às
sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação,
há uma série de outras menos severas, como a advertência, a
prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida,
que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à
privação de liberdade, mesmo em casos em que isso não se
justifica”. Sobre as sanções previstas, a afirmação correta
é:
(A)
as sanções estão dispostas, no texto, em ordem crescente de
penalização;
(B)
a internação aparece como menos grave do que a privação de
liberdade;
(C)
as sanções menos severas incluem a internação;
(D)
as sanções aparecem citadas em ordem decrescente de rigor;
(E)
as sanções citadas aparecem citadas aleatoriamente.
63
Uma empresa de bebidas fez um pequeno texto publicitário em que
dizia o seguinte:
DÊ,
MAIS,
PAUSAS,
NA,
SUA,
VIDA.
A
afirmativa correta sobre a composição desse texto publicitário
é:
(A)
a utilização do imperativo DÊ indica uma ordem do fabricante do
produto;
(B)
a presença das vírgulas mostra um emprego conotativo da
pontuação;
(C)
o conselho dado se refere prioritariamente à nossa vida monótona;
(D)
o emprego do ponto final contraria o restante da composição;
(E)
o público-alvo do anúncio é o grupo de pessoas que gostam de
beber sem parar.
|
Boa noite! gostaria de saber qual valor de todo o conteúdo desse material, de tudo está nessa pagina?
ResponderExcluirBoa Noite!vocês têm material destinado a concurso na área da saúde?
ResponderExcluirBoa noite! Vocês disponhe de materiais para concursos da área de saúde, EBSHER?
ResponderExcluirBoa Noite!vocês têm material destinado a concurso na área da saúde?
ResponderExcluir