quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A pesquisa no desenvolvimento das competências profissionais


No âmbito das competências teórico-metodológicas através da pesquisa sólida e rigorosa, desenvolve-se a capacidade de o assistente social compreender seu papel profissional no contexto das relações sociais, como foi dito, numa perspectiva de totalidade social
No âmbito das competências políticas a pesquisa permite que se apreenda a sociedade como um espaço de contradições, os interesses sociais e econômicos subjacentes aos projetos societários, partidários e profissionais. Ela indica os protagonistas da cena política, suas articulações e alianças e possibilita identificar aliados. Do mesmo modo, permite compreender o significado social e político das demandas e respostas profissionais. E não nos permite descuidar do estabelecimento de estratégias sociopolíticas e profissionais.
No nível das competências técnico-operativas, a pesquisa desenvolve nossa capacidade de investigar as instituições, seus usuários, as demandas profissionais, os recursos institucionais, as agências financiadoras, o orçamento. Permite preparar respostas qualificadas às demandas institucionais, organizacionais ou dos movimentos sociais, vislumbradas no projeto de intervenção profissional. Pela via da pesquisa é facultado ao profissional formular respostas que não apenas atendam às demandas, mas que, compreendendo o conteúdo político delas e o contemplando, ele possa reconstruí-las criticamente.

Questão do concurso da UPE, 2017
Segundo a autora Yolanda Guerra, a pesquisa possibilita desenvolver competências profissionais em três níveis, estando um deles presente na alternativa
A. Ao nível das competências técnico-operativas, pela via da pesquisa, é facultado ao profissional formular respostas que não apenas atendam às demandas, mas que, compreendendo o conteúdo político delas e o contemplando, ele possa reconstruí-las criticamente.
B. No âmbito das competências políticas, a pesquisa permite que se apreenda a sociedade como um espaço monolítico, os interesses sociais e econômicos subjacentes aos processos societários, partidários e profissionais.
C. No âmbito das competências políticas, a pesquisa indica os protagonistas da cena política, suas articulações, alianças e impossibilita identificar aliados.
D. No âmbito das competências teórico-metodológicas, a pesquisa desenvolve a capacidade de o assistente social compreender seu papel profissional no contexto das relações sociais, ainda que numa perspectiva, como foi dito, provisória e parcial.
E. No âmbito das competências técnico-operativas, a pesquisa permite preparar respostas qualificadas às demandas institucionais, organizacionais ou dos movimentos sociais, vislumbradas no projeto de intervenção institucional.
Gabarito: A
Comentário
De acordo com Guerra (2009) a pesquisa no nível das competências técnico-operativas é facultado ao profissional formular respostas que não apenas atendam às demandas, mas que, compreendendo o conteúdo político delas e o contemplando, ele possa reconstruí-las criticamente.

Estude para concursos com os nossos materiais
Código de Ética do Assistente Social para concursos


LOAS comentada para concursos
Basicão para concursos 

ECA esquematizado para concursos  (R$ 20,00)


Entre em contato conosco:


Nenhum comentário:

Postar um comentário