domingo, 26 de novembro de 2017

Estado como fenômeno histórico e relacional

Baseado no texto "Estado, sociedade e esfera pública" de Potyara A. P. Pereira, 2009.
Questão do concurso do TRT 11ª Região, 2017.
Para a compreensão conceitual de Estado, Potyara Pereira (2009) indica que este deve ser considerado como fenômeno
I. histórico, pois sua existência não ocorre de forma absoluta e inalterável, estando em movimento e constante mudança, contendo em si uma dinâmica que articula passado, presente e futuro.
II. relacional por proporcionar um constante jogo de oposições e influências entre sujeitos com interesses e objetivos distintos, comportando antagonismos e reciprocidades.
III. antirrelacional por estar circunscrito a si mesmo, e autossuficiente, sendo organizado e desenvolvido de forma mecânica, linear, como justaposição de elementos que se agregam e não se interpenetram. Está correto o que se afirma em
A. I, apenas.
B. I e II, apenas.
C. III, apenas.
D. I, II e III.
E. II, apenas.
Gabarito: B
Comentário
De acordo com Pereira (2009) o Estado é um conceito complexo e um fenômeno histórico e relacional. Histórico porque ele não existe de forma absoluta e inalterável. É algo em movimento e constante mutação. Trata-se de um fenômeno que tem que ser pensado e tratado como um processo. Relacional porque não é um fenômeno isolado, fechado, circunscrito a si mesmo e autossuficiente, mas algo em relação. A relação praticada pelo Estado possui caráter dialético que propicia um incessante jogo de oposições e influências entre sujeitos com interesses e objetivos distintos.

Prepare-se para concursos com as nossas apostilas
Apostila de Instrumentalidade

ECA esquematizado para concursos (R$ 20,00)

Apostila de Política Social

Entre em contato conosco


Nenhum comentário:

Postar um comentário