domingo, 20 de novembro de 2016

INTERDISCIPLINARIDADE, MULTIDISCIPLINARIDADE e TRANSDISCIPLINARIDADE PARA CONCURSOS DE SERVIÇO SOCIAL



Trabalho Interdisciplinar
Trabalho Multidisciplinar
Trabalho Transdisciplinar
  • De acordo com Minayo (2012) o trabalho interdisciplinar consiste em uma articulação entre diversas disciplinas, tendo como o foco o objeto, o problema ou o tema complexo, para qual não basta a resposta em apenas uma só área.
  • No trabalho Interdisciplinar existe a identificação de uma problemática em comum que será trabalhada pela equipe;
  • Para Gomes e Deslandes (1994) a interdisciplinariedade não anula a disciplinaridade, ou seja, o que é específico de cada área do conhecimento.
  • Para Gomes e Deslandes (1994) a interdisciplinariedade não significa uma justaposição de saber, em seu trabalho, não existe uma anulação da especificidade de cada área do conhecimento.
  • Para Morin (2007) a interdisciplinariedade consiste em várias disciplinas reunidas, cada uma afirmando os seus saberes, seus direitos em relação a outras disciplinas. No trabalho interdisciplinar existe uma troca e cooperação, tornado-se assim em algo orgânico.

Conclusão:
No trabalho interdisciplinar reúnem-se profissionais de diversas áreas, cada um com suas especificidades, esses profissionais têm um objeto de trabalho em comum, e eles realizaram seu trabalho de forma integrada, respeitando contudo o conhecimento e atribuições privativas de cada um. O trabalho interdisciplinar não ocorre de forma isolada, nele existe troca e cooperação.
  • O trabalho multidisciplinar ocorre também como um trabalho onde existem diversos profissionais, de diversas áreas envolvidos.
  • O grande ponto que diferencia o trabalho Multidisciplinar do trabalho Interdisciplinar é o ISOLAMENTO. No trabalho multidisciplinar as disciplinas não se comunicam, não interagem entre sim, não existe a troca e a cooperação que se tem no trabalho interdisciplinar.
  • No trabalho Multidisciplinar existe um objeto comum assim como no interdisciplinar.
  • No trabalho Multidisciplinar a cooperação é mínima, dessa forma não é favorecido a troca de informação entre os saberes que estão envolvidos.


Conclusão:
No trabalho multidisciplinares vários profissionais de diversas áreas tem um objeto de trabalho em comum, entretanto trabalham esse objeto de forma isolada, sem uma cooperação e troca.
  • O trabalho Transdisciplinar é uma denominação mais ampla de trabalho, ele é composto por um esquema cognitivo que atravessam as disciplinas.
  • Esse tipo de trabalho é uma reunião das redes complexas de interdisciplinariedade, poli-disciplinaridade e transdisciplinaridade que operam e desempenham um papel fecundo na ciência (MORIN, 2007);
  • Transdisciplinaridade não é apenas unir disciplinar, ela ocorre quando existe uma fusão de conhecimento buscando a construção de um novo conhecimento, em conjunto.
  • As disciplinas que compõe o trabalho transdisciplinar devem ser ao mesmo tempo abertas e fechadas, devem se comunicar uma com as outras.


Conclusão:


No trabalho transdisciplinar se busca a formação de um novo conhecimento que foi construído em conjunto com os diversos profissionais.



Atenção!!!
Os concursos têm cobrado de forma frequente a relação entre Interdisciplinariedade e a emissão de parecer social, laudo social e opinião técnica. Sem dúvidas o que mais vem sendo questionado nos concursos é a respeito do parecer, dessa forma tenha em mente a seguinte afirmação e não errará mais nenhuma questão de concurso a respeito desse tema:
  • Em nenhuma hipótese o assistente social poderá assinar parecer coletivo. O parecer social em material de serviço social é atribuição privativa do assistente social de acordo com a lei de regulamentação e com a resolução do CFESS de n°557/2009. Então mesmo que o assistente social esteja ocupando equipe interdisciplinar ou multidisciplinar ele não pode assinar parecer coletivo.


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Referências Bibliográficas:


GOMES, R.; DESLANDES, S. F. Interdisciplinaridade na Saúde Pública: um campo em construção. Rev. Latino-am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 103-114, jul. 1994.

MINAYO, M. C. de S. Interdisciplinaridade: funcionalidade ou utopia? Saúde Soc., São Paulo, v. 3, n. 2, 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0104-12901994000200004&lng=en&nrm=i so>.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez: 2007.

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