SIMULADO
PARA CONCURSOS DE SERVIÇO SOCIAL
TEMA:
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
As
03 questões a seguir são do concurso do STJ realizado pela
CESPE/UNB no ano de 2015 para o cargo de assistente social.
No
que diz respeito a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa
social, julgue o item subsequente.
1-A
concepção dialética compreende a realidade com base no princípio
do conflito, da contradição e da transformação como algo
permanente, enquanto a lógica positivista, por sua vez, investiga
leis invariáveis da estrutura social para conservá-la.
CORRETO ( ) ERRADO ( )
2-O
grupo focal, como técnica de pesquisa, caracteriza-se pela
realização de uma conversa em grupo de natureza heterogênea, e a
aplicação dessa técnica prescinde de planejamento ou de uso de
roteiro prévio.
CORRETO ( ) ERRADO ( )
2-Na
investigação social, a criatividade do pesquisador corresponde a
sua capacidade pessoal de análise e de síntese teórica, bem como a
seu nível de comprometimento com o objeto.
CORRETO ( ) ERRADO ( )
As
04 questões a seguir foram retiradas do concurso do MPOG realizado
pela banca CESPE/UNB no ano de 2015 para o cargo de assistente
social.
4-A
coleta de dados, para uma avaliação de processo, deve ser realizada
por meio de abordagens qualitativas, nas quais se incluem técnicas
como grupos focais e observações, além da possibilidade de se
incluir abordagens quantitativas, como inquéritos sobre
aceitabilidade e percepção sobre necessidades e serviços.
CORRETO ( ) ERRADO ( )
5-O
reconhecimento da singularidade do sujeito constitui um dos
pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de
pesquisa.
CORRETO ( ) ERRADO ( )
6-A
pesquisa exploratória é uma metodologia que pode ser usada na
primeira etapa de um processo de investigação, e algumas de suas
características são: a exigência de prazos alongados para que o
pesquisador explore seus dados; a busca de ideias úteis, críticas e
norteadoras de novas atitudes em relação ao mundo, e a
possibilidade de aplicação a estudos de realidades organizacionais
específicas, que são pouco conhecidas.
CORRETO ( ) ERRADO ( )
7-A
pesquisa básica tem um objetivo prático em seu projeto inicial, no
entanto essa modalidade não é considerada apropriada para
influenciar e subsidiar políticas públicas.
CORRETO ( ) ERRADO ( )
FUNIVERSA-2015-UEG-Analista
de Gestão Administrativa
8-Uma
hipótese de pesquisa social corresponde a um(a)
A)
pergunta válida, tendo em vista o objeto a ser estudado.
B)
resposta prévia para um problema que se vai investigar.
C)
quadro referencial teórico essencial à pesquisa.
D)
resposta aleatória válida para começar a pesquisa.
E)
pergunta provisória válida para entender o problema de pesquisa.
CONSULPLAN-2015-HOB-Assistente
social
9-A
pesquisa social no serviço social encontra-se condicionada
por determinações de natureza objetiva: escassez de fontes
de financiamento, de recursos materiais, de tempo. Mais ainda,
a inserção da profissão na divisão social e técnica do
trabalho como profissão interventiva que engendra respostas
no contexto social imediatamente dado, limita as
ações/atividades que não sejam instrumentais e que não respondam
imediatamente ao contexto. Falta aos profissionais, também,
condições subjetivas: preparo teórico, clareza sobre os
vários tipos de investigação social e sobre os objetivos a
atingir, ausência de tradição em pesquisa, subalternidade e
status profissional inferior. Em ambos os casos, a
racionalidade formal-abstrata, as operações do intelecto, os
procedimentos manipulatórios e instrumentais predominam e
condicionam o modo de considerar a investigação social para o
serviço social, a escolha e utilização do método e dos
procedimentos operatórios. Assinale a alternativa que descreve de
forma INCORRETA uma das distorções que podem ocorrer dentro do
contexto de predominância supracitado.
A)
Distinção entre método de investigação e método de exposição.
B)
Investigações que se restringem à forma, à aparência que não
capta a essência, não atinge o conteúdo.
C)
Dificuldade em estabelecer as mediações entre as teorias sociais,
as práticas particulares e a cultura profissional do assistente
social.
D)
Investigações que não superam o nível do empiricismo, do
cotidiano, do presentismo, que se limitam ao dado coletado, como se
eles falassem por si mesmos.
FGV-2015-DPE-MT-Analista
- Assistência Social
10-Ana
Clara é assistente social e trabalha em uma Organização Não
Governamental (ONG) que desenvolve ações com famílias em situação
de vulnerabilidade social. A instituição na qual trabalha recebeu
uma Carta Convite para apresentação de uma proposta de projeto
social de uma organização internacional. Como pré- requisito, o
projeto deve efetuar um estudo socioeconômico cujo resultado irá
subsidiar a posterior avaliação de impacto. Ana Clara foi
incumbida da realizar esse trabalho. Considerando que uma parte
considerável da pesquisa será efetuada com base em situações
vividas ou em relatos verbais, assinale a opção que indica as
técnicas que Ana Clara deverá usar em sua pesquisa.
A)
Acompanhamento social e anamnese social.
B)
Entrevista social e análise documental.
C)
Questionário e observação sistemática.
D)
Grupo focal e análise do universo a ser estudado.
E)
Coleta de dados e amostra do universo a ser estudado.
FGV-2015-DPE-MT-Assistência
Social
11-Sobre
o planejamento de uma pesquisa, assinale a afirmativa correta.
A)
Consiste em uma proposta, na qual são registrados os fundamentos, as
diretrizes e as decisões a serem tomadas no decorrer da sua
execução.
B)
É um processo de reflexão e tomada de decisão acerca dos objetos e
procedimentos a serem adotados.
C)
É um documento formado por título e tema, justificativa, problema,
objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma e orçamento.
D)
É a etapa de um projeto que decide, com objetividade e clareza, o
que se pretende pesquisar.
E)
Consiste em um cronograma que estabelece as ações e as etapas a
serem realizadas por meio de uma planilha detalhada do orçamento.
FGV-2015-DPE-MT-Assistência
Social
12-Um
elemento fundamental a todo projeto é a sua fundamentação teórica.
Dessa forma, quando o pressuposto teórico é alimentado por uma
visão de mundo dialético-crítica, ele se baseia na compreensão
das refrações da “questão social” como
A)
produto da vontade divina.
B)
intrínseco ao modo de produção capitalista.
C)
consequência de um comportamento individual.
D)
resultantes das ações intencionais da classe dominante.
E)
falta de capacitação ou sorte de indivíduos ou grupos que
enfrentam dificuldades para sobreviver.
CESGRANRIO-2015-Petrobras-
Serviço Social
13-Um
pesquisador tem como objeto de estudo a violência contra as
mulheres, cometida por seus companheiros. Ele supõe e
provisoriamente afirma que um dos fatores determinantes dessa
violência é o status econômico da família. Essa afirmação
provisória formulada pelo pesquisador sobre o seu objeto de estudo,
a ser verificada na investigação, define-se como
A)
amostragem
B)
hipótese
C)
justificativa
D)
metodologia
E)
observação
CESGRANRIO-2015-Petrobras
- Serviço Social
14-Ao
construir um projeto de pesquisa, o pesquisador interroga
preliminarmente sobre o seu objeto de estudo, busca as referências
teóricas pertinentes, a metodologia adequada e planeja o trabalho de
campo. A fase da pesquisa que corresponde à construção do projeto
de investigação denomina-se fase
A)
exploratória
B)
classificatória
C)
de categorização
D)
de monitoramento
E)
de análise final
FGV-2015-TJ-SC-Assistente
social
15-Uma
unidade de atendimento socioeducativo de semiliberdade tem a seguinte
composição em seu quadro técnico: 01 assistente social, 01
psicólogo e 01 pedagogo. O assistente social, visando elaborar o seu
projeto de intervenção profissional, decide fazer uma pesquisa com
os adolescentes da referida unidade como forma de aprofundar o seu
conhecimento a respeito dos usuários dos serviços da instituição.
Em seu projeto o assistente social opta pela modalidade de pesquisa
que “trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das
aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes” (MINAYO,
2009, p.21). A modalidade de pesquisa escolhida pelo assistente
social é a pesquisa:
A)
quantitativa;
B)
bibliográfica;
C)
qualitativa;
D)
iconográfica;
E)
descritiva.
FGV-2015-TJ-SC-Assistente
social
16-Joana,
assistente social recém-formada, foi contratada por uma Organização
Não Governamental (ONG) para elaborar e executar um projeto social.
O projeto tem como público-alvo pessoas com deficiência que
realizam tratamento fisioterapêutico em uma instituição de
reabilitação. O objetivo geral do projeto que Joana deve
desenvolver é: “promover ações que contribuam para a melhora da
qualidade de vida dos pacientes atendidos”. Joana, antes de iniciar
o projeto, decide realizar uma pesquisa científica a fim de conhecer
melhor a realidade social dos usuários que serão atendidos. Assim,
ela elabora uma pesquisa de cunho qualitativo e utiliza como
referência textos de Maria Cecília Minayo. Joana, seguindo as
orientações da referida autora, divide o seu processo de trabalho
científico em pesquisa qualitativa nas seguintes etapas:
A)
observação participante, trabalho de campo e análise documental;
B)
fase exploratória, trabalho de campo, análise e tratamento do
material empírico e documental;
C)
ordenação dos dados, classificação dos dados e análise;
D)
fase exploratória, trabalho de campo, sistematização e cruzamento
de dados e publicação;
E)
observação, entrevista e sistematização.
FGV-2015-TJ-SC-Assistente
social
17-No
que se refere à pesquisa em Serviço Social, o desenvolvimento de
uma postura investigativa permanente é condição precípua:
A)
daqueles que desejam obter financiamento de projetos;
B)
para algumas áreas de atuação, a exemplo da Saúde;
C)
que diz respeito à pós-graduação stricto sensu;
D)
para poder supervisionar estudantes em estágio;
E)
de todo o processo de formação profissional.
FGV-2015-TJ-BA-Serviço
Social
18-Na
História do Serviço Social a atitude investigativa está presente
desde muito cedo. Entretanto, um maior impulso no que diz respeito à
sistematicidade da pesquisa e à produção de conhecimento adveio
somente a partir dos anos 80/90, com a expansão da pós-graduação
na profissão, provocando a maturidade profissional do Serviço
Social (Netto, 1996). O processo de produção de conhecimentos, no
Serviço Social, possui um grande potencial de:
A)
intervir na realidade analisada;
B)
testar metodologias interventivas de políticas sociais.
C)
produzir teorias de Serviço Social;
D)
experimentar novas técnicas específicas;
E)
controlar os usuários dos serviços sociais.
FGV-2015-TJ-BA-Serviço
Social
19-Empreender
uma pesquisa implica uma série de procedimentos por parte do
pesquisador, a fim de orientar seu planejamento e execução. Um
destes procedimentos é a escolha do referencial teórico que irá
nortear a investigação.
No
Serviço Social, o profissional que desejar realizar uma pesquisa a
partir dos referenciais postos no Projeto Ético-Político deverá
procurar sua fundamentação teórica:
A)
no funcionalismo;
B)
na teoria sistêmica;
C)
no marxismo;
D)
no estruturalismo;
E)
na fenomenologia.
FUNCAB-2014-SEDS-TO-
Assistente Social
20-A
pesquisa faz parte do processo de trabalho do assistente social.
Dentre suas várias etapas, a definição do objeto de pesquisa pode
ser a mais difícil, porém, a razão de existência do projeto. Na
definição do problema há de se considerar que o problema social:
A)
é um dado, logo, um problema científico.
B)
se configura em um objeto de pesquisa, por si só
C)
não é o mesmo que um problema científico.
E)
é sinônimo de objeto de pesquisa.
GABARITO
DO SIMULADO
|
||||
1-CORRETO
|
2-ERRADO
|
3-CORRETO
|
4-CORRETO
|
5-CORRETO
|
6-CORRETO
|
7-ERRADO
|
8-B
|
9-A
|
10-C
|
11-B
|
12-B
|
13-B
|
14-A
|
15-C
|
16-B
|
17-E
|
18-A
|
19-C
|
20-C
|
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