segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Estudos Sócio-econômicos


Lei 8.662/93
Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:  
XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades

Síntese baseada no Texto: Estudos Socioeconômicos de Regina Célia Tamaso Mioto.
Histórico no Serviço Social
O grande desenvolvimento dos estudos socioeconômicos no Serviço Social ocorreu no marco do processo de consolidação da profissão, a partir da apropriação do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso. Que de acordo com Nicholds apoiava-se numa perspectiva de ajustamento do indivíduo ao meio social.
O estudo social de caso norteava-se pela busca das informações
·        Inerentes ao indivíduo
·        Inerentes ao ambiente
A busca por soluções as demandas concentrava-se nas questões relacionadas a personalidade e adaptação dos indivíduos.
Com a incorporação da teoria social de Marx pelo Serviço Social a realização dos estudos socioeconômicos adquiriram uma nova configuração fundamentada em dois aspectos principais:
·        Mudança na interpretação, onde as necessidades dos sujeitos singulares não são mais compreendidas como problemas individuais. E, dessa forma é compreendida como uma expressão da questão social inerente a sociedade capitalista, não se discutindo a competência ou incompetência do indivíduo na satisfação de suas necessidade sociais;
·        Redimensionamento que a perspectiva crítico-dialética traz para o fazer profissional teleologicamente orientado para a transformação social. Assim além da instrumentalidade e dos instrumentos para a sua realização apresenta um compromisso ético com a transformação social. E no terreno sócio-histórico atual apresenta-se como um instrumento para a garantia dos direitos de cidadania através do desenvolvimento de políticas sociais e consolida-se como um instrumento para o enfrentamento das expressões da questão social.

O que são estudos socioeconômicos
Os estudos socioeconômicos/estudos sociais referem-se a um conjunto de procedimentos, atos, atividades realizados a partir da necessidade de consecução de determinados objetivos. Possui uma dimensão operativa e uma dimensão ética.
Na perspectiva operacional, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser compreendidos como o processo de conhecimento de uma determinada situação social, cuja finalidade imediata é a emissão de um parecer acerca da situação que demandou o estudo, seja para garantir o acesso a benefícios e serviços, seja para mediar situações conflitantes. Pode ainda ser utilizado para analisar as condições de uma determinada população com vistas a subsidiar o planejamento e a gestão de serviços e programas, bem como a reformulação ou a formulação de políticas sociais.
As situações que demandam sua utilização são variadas e por causa disso os estudos socioeconômicos assumem determinadas características e finalidades condicionadas tanto pelas especificidades das áreas (saúde, educação, judiciário), como pela natureza dos espaços sociocupacionais (o público, o privado) o que se coloca como um desafio para o assistente social.
Os estudos socioeconômicos/estudos sociais se realizam pela abordagem de determinados sujeitos que estão envolvidos na situação que demandou a ação. Tal abordagem pode ocorrer de diversas maneiras, sendo a mais comum nos estudos socioeconômicos as abordagens individuais e grupais realizadas com a utilização de instrumentos como: a entrevista, a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de documentos.
A elaboração do documento final apresenta-se como uma resposta dada a partir de um estudo com perspectiva de totalidade, de uma demanda apresentada em sua singularidade.
Conclusão
A realização do estudo social se move em um terreno contraditório, tanto pela contradição inerente a sociedade capitalista, como pelas contradições que se desenvolvem no cotidiano do trabalho do assistente social, exigindo, desse modo do profissional tanto competência teórico-metodológica como ético-política.

Seu redimensionamento na perspectiva crítica significa tanto o rompimento da perspectiva de individualização dos problemas sociais como a afirmação dos compromissos éticos.
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