Lei
8.662/93
Art.
4º Constituem competências do Assistente Social:
XI
- realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos
da administração pública
direta e indireta, empresas privadas e outras entidades
|
Síntese
baseada no Texto: Estudos Socioeconômicos de Regina Célia Tamaso Mioto.
Histórico no Serviço Social
O grande
desenvolvimento dos estudos socioeconômicos no Serviço Social ocorreu no marco
do processo de consolidação da profissão, a partir da apropriação do Serviço
Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso. Que de
acordo com Nicholds apoiava-se numa perspectiva de ajustamento do indivíduo ao
meio social.
O estudo
social de caso norteava-se pela busca das informações
·
Inerentes ao indivíduo
·
Inerentes ao ambiente
A busca
por soluções as demandas concentrava-se nas questões relacionadas a
personalidade e adaptação dos indivíduos.
Com a
incorporação da teoria social de Marx pelo Serviço Social a realização dos
estudos socioeconômicos adquiriram uma nova configuração fundamentada em dois
aspectos principais:
·
Mudança na interpretação, onde as necessidades dos
sujeitos singulares não são mais compreendidas como problemas individuais. E,
dessa forma é compreendida como uma expressão da questão social inerente a
sociedade capitalista, não se discutindo a competência ou incompetência do
indivíduo na satisfação de suas necessidade sociais;
·
Redimensionamento que a perspectiva
crítico-dialética traz para o fazer profissional teleologicamente orientado
para a transformação social. Assim além da instrumentalidade e dos instrumentos
para a sua realização apresenta um compromisso ético com a transformação
social. E no terreno sócio-histórico atual apresenta-se como um instrumento
para a garantia dos direitos de cidadania através do desenvolvimento de
políticas sociais e consolida-se como um instrumento para o enfrentamento das
expressões da questão social.
O que são estudos socioeconômicos
Os
estudos socioeconômicos/estudos sociais referem-se a um conjunto de procedimentos,
atos, atividades realizados a partir da necessidade de consecução de
determinados objetivos. Possui uma dimensão operativa e uma dimensão ética.
Na
perspectiva operacional, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser
compreendidos como o processo de conhecimento de uma determinada situação social,
cuja finalidade imediata é a emissão de um parecer acerca da situação que
demandou o estudo, seja para garantir o acesso a benefícios e serviços, seja
para mediar situações conflitantes. Pode ainda ser utilizado para analisar as
condições de uma determinada população com vistas a subsidiar o planejamento e
a gestão de serviços e programas, bem como a reformulação ou a formulação de
políticas sociais.
As
situações que demandam sua utilização são variadas e por causa disso os estudos
socioeconômicos assumem determinadas características e finalidades condicionadas
tanto pelas especificidades das áreas (saúde, educação, judiciário), como pela
natureza dos espaços sociocupacionais (o público, o privado) o que se coloca
como um desafio para o assistente social.
Os estudos
socioeconômicos/estudos sociais se realizam pela abordagem de determinados
sujeitos que estão envolvidos na situação que demandou a ação. Tal abordagem pode
ocorrer de diversas maneiras, sendo a mais comum nos estudos socioeconômicos as
abordagens individuais e grupais realizadas com a utilização de instrumentos
como: a entrevista, a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de
documentos.
A
elaboração do documento final apresenta-se como uma resposta dada a partir de um
estudo com perspectiva de totalidade, de uma demanda apresentada em sua singularidade.
Conclusão
A
realização do estudo social se move em um terreno contraditório, tanto pela
contradição inerente a sociedade capitalista, como pelas contradições que se
desenvolvem no cotidiano do trabalho do assistente social, exigindo, desse modo
do profissional tanto competência teórico-metodológica como ético-política.
Seu redimensionamento na perspectiva crítica significa tanto o rompimento da
perspectiva de individualização dos problemas sociais como a afirmação dos
compromissos éticos.
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