quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Questões sobre a trajetória histórica do Código de Ética do Assistente Social


Questão da UFRB, 2015
A profissão, em sua trajetória, expressou através de seus códigos de ética, suas diretrizes. O primeiro código de ética (1947), expressou a estreita vinculação do Serviço Social com a doutrina social da igreja. O segundo código de ética (1965), revelou traços da renovação profissional, no contexto da modernização conservadora posta pela autocracia burguesa. O terceiro código de ética (1975), suprimiu as referências democráticos- liberais do código de 1965, configurando-se como uma das expressões da reatualização do conservadorismo profissional. Com relação ao código de 1965, sobre suas diretrizes, é correto afirmar que
A) estava intimamente ligado a concepção dos dogmas católicos e revelou em seu interior o preceito de “ ajustar” os indivíduos dentro dos paradigmas marxistas.
B) o código legitima as exigências do bem comum, com efeito da ação disciplinadora do Estado, formas de vinculação do homem à ordem social, considerando a luta de classe trabalhadora.
C) propiciou a superação da perspectiva a-histórica e acrítica, onde os valores são tidos como universais e acima dos interesses de classe.
D) defendeu a parcialidade, e legitimou a ação disciplinadora do Estado, conferindo-lhe o direito de dispor sobre as atividades profissionais, no contexto da ditadura militar.
E) considerou o assistente social como profissional liberal e inseriu os princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, numa concepção liberal.
Gabarito: E
Comentário:
Os códigos de ética de 1947, 1965,1975 tinham a visão neotomista, numa perspectiva a-histórica, metafísica e idealista com valores abstratos como o bem comum, a harmonia, neutralidade.  
De acordo com o livro Código de Ética do Assistente Social comentado
“O primeiro Código (1947) – expressando a estreita vinculação do Serviço Social com a doutrina social da Igreja Católica – era extremamente doutrinário e subordinado aos dogmas religiosos. O segundo (1965) revelando traços da renovação profissional no contexto de modernização conservadora posta pela autocracia burguesa (Netto, 1991), introduziu alguns valores liberais sem romper com a bases filosófica neotomista e funcionalista. O terceiro (1975) suprimiu as referências democrático-liberais do Código anterior, configurando-se como uma das expressões de reatualização do conservadorismo profissional.
O Código de ética de 1965 introduziu a consideração do Assistente  Social como profissional liberal, inseriu os princípios do pluralismo, democracia, justiça, numa concepção liberal”.
De acordo com o Código de Ética do Assistente Social de 1965 em seu
Art. 1°  O Serviço Social constitui o objeto da profissão liberal de assistente social, de natureza técnico  cientifica e cujo o exercício é regulado em todo o território nacional pela Lei n° 3.252 de 27081957, cujo Regulamento foi aprovado pelo Decreto n° 994, de 15/05/1962.
Art. 5°  No exercício de sua profissão, o assistente social tem o dever de respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestandolhes os serviços que lhe são devidos, tendose em vista o princípio de autodeterminação.
Art. 8°   O assistente social deve colaborar com os poderes públicos na preservação do bem comum e dos direitos individuais, dentro dos princípios democráticos, lutando inclusive para o estabelecimento de uma ordem social justa.
Questão do concurso da PC-ES, 2013
Com a revisão do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986, na elaboração do novo Código de 1993 foi necessário:
A) promover uma ruptura ética e ideopolítica do serviço social com a perspectiva neotomista.
B) delimitar, com clareza, valores e compromissos éticos e profissionais, e estabelecer regras jurídico-legais.
C) postular novos deveres para o assistente social, tais como democratizar informações.
D) introduzir a perspectiva de denúncia referente às falhas da instituição e de outros profissionais.
E) estabelecer princípios que pudessem alterar a correlação de forças.
 Gabarito: B
Comentário:

Segundo Rocha em seu artigo “As dimensões éticas no emprego dos instrumentais técnico-operativos no trabalho do assistente social”.
O entendimento que presidiu a elaboração do Código de 1993, remete em primeiro lugar, à sua qualificação como referência ético-político delimitando com clareza, no conteúdo de seus princípios fundamentais, um conjunto de valores que perpassam, enquanto motivação e exigência, todo o código. Em segundo lugar, “procurou-se, com o intuito de aprimorar e salientar sua dimensão normativa, estabelecer um elenco de regras jurídico-legais traduzidas em forma de artigos com capacidade tanto de orientar as melhores escolhas, quanto de detectar e de combater as infrações à ética profissional” (PAIVA, 1996, p.180).
Questão do concurso do TJ-RJ, 2012
A revisão realizada em 1993 relativa ao Código de Ética  Profissional do Assistente Social de 1986, considerou  alguns aspectos essenciais. São eles:
(A) direitos, compromisso e seguridade.
(B) transformação, compromisso e liberdade.
(C) política, inclusão e emancipação.
(D) liberdade, autonomia e justiça social.
(E) universalidade, equidade e emancipação.
Gabarito: D
Comentário:
De acordo com a publicação: Código de Ética do/a Assistente Social Lei 8.662/93 de Regulamentação da Profissão 10ª Edição revista e atualizada
A revisão do texto de 1986 processou-se em dois níveis. Reafirmando os seus valores fundantes - a liberdade e a justiça social -, articulou-os a partir da exigência democrática: a democracia é tomada como valor ético-político central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da eqüidade. É ela, ademais, que favorece a ultrapassagem das limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento pleno da cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais e das tendências à autonomia e à autogestão social. Em segundo lugar, cuidou-se de precisar a normatização do exercício profissional de modo a permitir que aqueles valores sejam retraduzidos no relacionamento entre assistentes sociais, instituições/organizações e população, preservando-se os direitos e deveres profissionais, a qualidade dos serviços e a responsabilidade diante do usuário.


Questão do Detran-DF, 2009
O período decorrido entre o primeiro Código de Ética do Assistente Social, de 1947, e o último, de 1993, é marcado por reformulações que, em sua maioria, mantinham as mesmas concepções filosóficas, apoiadas no neotomismo, e valores abstratos, como o bem comum e pessoa humana. Somente em 1986 é que ocorre clara opção por prática profissional vinculada aos interesses da classe trabalhadora
CERTO
ERRADO
Gabarito: CERTO
Comentário:
De acordo com o Livro Código de Ética do Assistente Social Comentado:

“O Código de 1986 descaracterizou a tendência legalista do Código anterior , politizando a sua natureza de documento construído coletivamente pela categoria por meio de suas entidades representativas [...] se colocou como parte de um projeto profissional, articulado a um projeto de sociedade [...] onde a dimensão política da profissão foi explicitada de forma objetiva, como processo que exigia uma nova ética e um comprometimento com as necessidades e os interesses dos usuários do Serviço Social: a classe trabalhadora [...] o conjunto das conquistas efetivadas no CE de 1986 pode assim ser resumido: o rompimento com a pretensa perspectiva ‘imparcial’ dos códigos anteriores; o desvelamento do caráter político da intervenção ética; a explicitação do caráter de classe dos usuários , antes dissolvidos no conceito abstrato de ‘pessoa humana’; a negação dos valores a-históricos; a recusa do compromisso velado ou explícito do poder instituído. A partir de 1986, o CE passa a se dirigir explicitamente ao compromisso profissional com a realização dos direitos e das necessidades dos usuários, entendidos em sua inserção de classe”



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