Questão da UFRB, 2015
A
profissão, em sua trajetória, expressou através de seus códigos de ética, suas
diretrizes. O primeiro código de ética (1947), expressou a estreita vinculação
do Serviço Social com a doutrina social da igreja. O segundo código de ética
(1965), revelou traços da renovação profissional, no contexto da modernização
conservadora posta pela autocracia burguesa. O terceiro código de ética (1975),
suprimiu as referências democráticos- liberais do código de 1965,
configurando-se como uma das expressões da reatualização do conservadorismo
profissional. Com relação ao código de 1965, sobre suas diretrizes, é correto
afirmar que
A) estava
intimamente ligado a concepção dos dogmas católicos e revelou em seu interior o
preceito de “ ajustar” os indivíduos dentro dos paradigmas marxistas.
B) o
código legitima as exigências do bem comum, com efeito da ação disciplinadora
do Estado, formas de vinculação do homem à ordem social, considerando a luta de
classe trabalhadora.
C)
propiciou a superação da perspectiva a-histórica e acrítica, onde os valores
são tidos como universais e acima dos interesses de classe.
D)
defendeu a parcialidade, e legitimou a ação disciplinadora do Estado,
conferindo-lhe o direito de dispor sobre as atividades profissionais, no
contexto da ditadura militar.
E)
considerou o assistente social como profissional liberal e inseriu os
princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, numa concepção liberal.
Gabarito: E
Comentário:
Os códigos de ética de
1947, 1965,1975 tinham a visão neotomista, numa perspectiva a-histórica,
metafísica e idealista com valores abstratos como o bem comum, a harmonia, neutralidade.
De acordo com o livro Código
de Ética do Assistente Social comentado
“O primeiro Código
(1947) – expressando a estreita vinculação do Serviço Social com a doutrina
social da Igreja Católica – era extremamente doutrinário e subordinado aos
dogmas religiosos. O segundo (1965) revelando traços da renovação profissional
no contexto de modernização conservadora posta pela autocracia burguesa (Netto,
1991), introduziu alguns valores liberais sem romper com a bases filosófica
neotomista e funcionalista. O terceiro (1975) suprimiu as referências
democrático-liberais do Código anterior, configurando-se como uma das
expressões de reatualização do conservadorismo profissional.
O Código de ética de
1965 introduziu a consideração do Assistente Social como profissional liberal, inseriu os
princípios do pluralismo, democracia, justiça, numa concepção liberal”.
De acordo
com o Código de Ética do Assistente Social de 1965 em seu
Art.
1° ‐ O Serviço Social constitui o objeto da
profissão liberal de assistente social,
de natureza técnico ‐ cientifica e cujo o exercício é regulado em todo o território nacional pela Lei n° 3.252 de 27‐08‐1957, cujo Regulamento foi aprovado pelo Decreto n° 994, de 15/05/1962.
Art.
5° ‐ No exercício de sua profissão, o assistente social tem o
dever de respeitar as posições filosóficas,
políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestando‐lhes os serviços que lhe são
devidos, tendo‐se em
vista o princípio de
autodeterminação.
Art.
8° ‐ O
assistente social deve colaborar com os poderes públicos na
preservação do bem comum e dos direitos
individuais, dentro dos princípios democráticos, lutando inclusive para o estabelecimento
de uma ordem social justa.
Questão do concurso da PC-ES, 2013
Com a
revisão do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986, na
elaboração do novo Código de 1993 foi necessário:
A)
promover uma ruptura ética e ideopolítica do serviço social com a perspectiva
neotomista.
B)
delimitar, com clareza, valores e compromissos éticos e profissionais, e
estabelecer regras jurídico-legais.
C)
postular novos deveres para o assistente social, tais como democratizar
informações.
D)
introduzir a perspectiva de denúncia referente às falhas da instituição e de
outros profissionais.
E)
estabelecer princípios que pudessem alterar a correlação de forças.
Gabarito: B
Comentário:
Segundo Rocha em seu artigo “As
dimensões éticas no emprego dos instrumentais técnico-operativos no trabalho do
assistente social”.
O entendimento que presidiu a
elaboração do Código de 1993, remete em primeiro lugar, à sua qualificação como
referência ético-político delimitando com clareza, no conteúdo de seus
princípios fundamentais, um conjunto de valores que perpassam, enquanto
motivação e exigência, todo o código. Em segundo lugar, “procurou-se, com o
intuito de aprimorar e salientar sua dimensão normativa, estabelecer um elenco de regras
jurídico-legais traduzidas em
forma de artigos com capacidade tanto de orientar as melhores escolhas, quanto
de detectar e de combater as infrações à ética profissional” (PAIVA, 1996,
p.180).
Questão do concurso do TJ-RJ, 2012
A revisão
realizada em 1993 relativa ao Código de Ética
Profissional do Assistente Social de 1986, considerou alguns aspectos essenciais. São eles:
(A)
direitos, compromisso e seguridade.
(B)
transformação, compromisso e liberdade.
(C)
política, inclusão e emancipação.
(D)
liberdade, autonomia e justiça social.
(E)
universalidade, equidade e emancipação.
Gabarito: D
Comentário:
De acordo com a publicação: Código
de Ética do/a Assistente Social Lei 8.662/93 de Regulamentação da Profissão 10ª
Edição revista e atualizada
A revisão do texto de 1986
processou-se em dois níveis. Reafirmando os seus valores fundantes - a liberdade e a justiça social -,
articulou-os a partir da exigência democrática: a democracia é tomada como
valor ético-político central, na medida em que é o único padrão de organização
político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da
liberdade e da eqüidade. É ela, ademais, que favorece a ultrapassagem das
limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento pleno da
cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais e das tendências à autonomia
e à autogestão social. Em segundo lugar, cuidou-se de precisar a normatização
do exercício profissional de modo a permitir que aqueles valores sejam
retraduzidos no relacionamento entre assistentes sociais,
instituições/organizações e população, preservando-se os direitos e deveres
profissionais, a qualidade dos serviços e a responsabilidade diante do usuário.
Questão
do Detran-DF, 2009
O período
decorrido entre o primeiro Código de Ética do Assistente Social, de 1947, e o
último, de 1993, é marcado por reformulações que, em sua maioria, mantinham as
mesmas concepções filosóficas, apoiadas no neotomismo, e valores abstratos,
como o bem comum e pessoa humana. Somente em 1986 é que ocorre clara opção por
prática profissional vinculada aos interesses da classe trabalhadora
CERTO
ERRADO
Gabarito: CERTO
Comentário:
De acordo com o Livro Código
de Ética do Assistente Social Comentado:
“O Código de 1986
descaracterizou a tendência legalista do Código anterior , politizando a sua
natureza de documento construído coletivamente pela categoria por meio de suas
entidades representativas [...] se colocou como parte de um projeto
profissional, articulado a um projeto de sociedade [...] onde a dimensão
política da profissão foi explicitada de forma objetiva, como processo que
exigia uma nova ética e um comprometimento com as necessidades e os interesses
dos usuários do Serviço Social: a classe trabalhadora [...] o conjunto das
conquistas efetivadas no CE de 1986 pode assim ser resumido: o rompimento com a
pretensa perspectiva ‘imparcial’ dos códigos anteriores; o desvelamento do
caráter político da intervenção ética; a explicitação do caráter de classe dos
usuários , antes dissolvidos no conceito abstrato de ‘pessoa humana’; a negação
dos valores a-históricos; a recusa do compromisso velado ou explícito do poder
instituído. A partir de 1986, o CE passa a se dirigir explicitamente ao
compromisso profissional com a realização dos direitos e das necessidades dos
usuários, entendidos em sua inserção de classe”
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