segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Questões de concurso sobre a resolução CFESS 554/2009



Questão do concurso DPE-MT, 2015
O Projeto Depoimento Sem Danos visa que crianças e adolescentes, no momento dos depoimentos judiciais, não sejam revitimizados por ocasião das escutas em Juízo. Nesse projeto há a previsão para a criação de uma sala de entrevistas, na qual um técnico fica com a criança ou adolescente, conectados por áudio e vídeo, a uma sala de audiência com os seus participantes. Desse modo, permite-se que sejam produzidas provas diminuindo a exposição da criança.
No Brasil, essa experiência teve início em 2003, sendo a equipe técnica do Depoimento sem Dano composta por assistentes sociais e psicólogos. Em 2009, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou uma Resolução sobre a participação dos assistentes sociais nesse método de inquirição.
Nessa Resolução, o CFESS estabelece que
(A) a atuação em metodologia de inquirição especial de crianças e adolescentes como vítimas e/ou testemunhas não é reconhecida como atribuição nem como competência de assistentes sociais.
(B) considerando a necessidade da proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, a atuação em metodologia de inquirição especial de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas em processo judicial é uma atribuição privativa de assistentes sociais.
(C) o Assistente Social deve se especializar na metodologia de  inquirição especial de crianças e adolescentes vítimas e/ou  testemunhas em processo judicial, com o objetivo de  fortalecer a atuação do Serviço Social na área sociojurídica.
(D) a inquirição de crianças e adolescentes não é um dever dos assistentes sociais que atuam na área sociojurídica, haja vista que à criança é assegurada a oportunidade de ser ouvida nos processos judiciais e administrativos dentro do tribunal.
(E) a atuação profissional do Assistente Social no método de inquirição especial de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual nos processos judiciais deve ser valorizada por meio de cursos especializados.
Gabarito: A
Comentário:
A resolução mencionada trata-se da Resolução CFESS 554/2009, que dispõe sobre o não reconhecimento da inquirição das vítimas crianças e adolescentes no processo judicial, sob a Metodologia do Depoimento Sem Dano/DSD, como sendo atribuição ou competência do profissional assistente social. Para o CFESS a sua utilização no Poder Judiciário é próprio da magistratura e sua metodologia não encontra respaldo nas competências profissionais e atribuições privativas elencadas nos artigos 4° e 5° da Lei 8.662/93, bem como afirma que a formação profissional em Serviço Social não oferece o suporte necessário para a realização de sua metodologia.

Questão do concurso TJ-RJ, 2014
A posição das entidades de fiscalização do Serviço Social no Brasil sobre a participação de assistentes sociais na metodologia de inquirição de crianças e adolescentes conhecida como “Depoimento Sem Danos” ou “Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes” diz respeito:
(A) à necessidade de qualificação profissional para atuar com essa metodologia;
(B) ao fortalecimento da participação de assistentes sociais com vistas à proteção da criança;
(C) ao não reconhecimento da inquirição como competência ou atribuição do assistente social;
(D) à extensão da metodologia para outras áreas e campos de atuação do assistente social;
(E) à autorização formal prévia do Conselho Regional para serem multiplicadores da metodologia.
Gabarito: C
Comentário:
A posição do CFESS foi estabelecida pela Resolução 554/2009 que dispõe sobre o não reconhecimento da inquirição das vítimas crianças e adolescentes no processo judicial, sob a Metodologia do Depoimento Sem Dano/DSD, como sendo atribuição ou competência do profissional assistente social




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