SIMULADO
PARA OS CONCURSOS DE SERVIÇO SOCIAL
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Consulplan-2011-DMAE-Assistente
Social
1-A
partir do processo de constituição das principais matrizes do
conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, assinale a
alternativa correta.
A)
A profissão incorporou ideias e conteúdos doutrinários do
pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de
institucionalização no Brasil.
B)
Posicionamentos, lógicas e estratégias homogêneas permearam a
ação profissional em sua trajetória histórica.
C)
O Serviço Social nunca possuiu caráter de apostolado fundado em
uma abordagem da questão social como problema moral e religioso.
D)
O ideário franco-belga foi rejeitado pela profissão em todos os
momentos de sua trajetória.
E)
Foi na relação com o movimento humanista que o Serviço Social
fundamentou seus primeiros objetivos político sociais.
Consulplan-2011-DMAE-Assistente
Social
2-Considerando
o Serviço Social brasileiro nos anos 1980 e suas tendências
históricas e teórico-metodológicas, assinale a alternativa
correta.
A)
É, sobretudo com Iamamoto, no início dos anos 1980, que a
profissão inicia sua efetiva interlocução com a Teoria Social
de Marx.
B)
Na década de 1980, o pluralismo ainda não se constituía objeto
de polêmicas e reflexões no Serviço Social, fato que somente
ocorreu a partir da década seguinte com a expansão dos cursos de
pós-graduação.
C)
Nesta década, as tendências teórico-metodológicas e posições
ideopolíticas se harmonizaram.
D)
Não existiam demandas de cursos de pós-graduação ao Serviço
Social brasileiro na década em questão.
E)
Ocorreu um processo regressivo no que se refere ao quadro
organizativo da profissão, materializado no enfraquecimento do
conjunto CFESS/CRESS nos anos de 1980.
Funrio-UFRB-2015-Assistente
Social
3-O
Serviço Social foi implantado no Brasil em 1936 através do
Centro de Estudos e Ação Social (CEAS). Seu surgimento não se
baseou, inicialmente, em medidas coercitivas emanadas do Estado,
mas essencialmente da iniciativa de grupos e frações de classe,
que se manifestaram por intermédio da Igreja Católica. A
profissão, dentro deste contexto histórico, é marcada pela
ausência de legitimidade junto à “clientela” atendida e a
atuação profissional se caracterizava como imposição. A
atuação profissional, se limitava a uma leitura individual de
sociedade. Dentro dente conceito, podemos afirmar que a profissão
se baseava na/no
A)
concepção profissional autônoma em relação à sociedade.
B)
solução de situações-problema, de casos individuais.
C)
compromisso profissional junto a classe trabalhadora.
D)
concepção tecnicista que superava a questão histórica.
E)
liberdade como valor ético presente na profissão.
Funrio-2015-UFRB-Assistente
Social
4-Sobre
a lei orgânica de assistência social (LOAS) lei 8742, atualizada
pela lei 12435/2011, é correto afirmar no que tange a gestão da
assistência social o seguinte:
A)
sua coordenação se dá por meio do Ministério de Bem Estar
Social.
B)
sua gestão se dá por meio da vigilância sócio-assistencial de
caráter consultivo.
C)
sua gestão é descentralizada e participativa, denominada Sistema
Único de Assistência Social (SUAS).
D)
sua gestão se dá exclusivamente, pelos Conselhos de Direitos e
pelos Conselhos Municipais e Estaduais.
E)
sua coordenação se dá pelo órgão da Administração Pública
Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de
Assistência Socia
Funrio-2015-UFRB-Assistente
Social
5-Segundo
a Lei nº 8.742 e suas alterações pela Lei nº 12.435/2011, no
que se refere aos benefícios, serviços, programas e projetos de
Assistência Social, é correto afirmar que
A)
o benefício de prestação continuada é a garantia de 1(um)
salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao
idoso com 70 (setenta) anos de idade, que comprovem não possuir
meios de subsistência para si e sua família.
B)
a concessão do benefício ficará sujeita a exame médico
pericial e laudos realizados pelos serviços de perícia médica
do Instituto Nacional de Seguro Social - INSS.
C)
para efeito desta lei, a família, é composta pelo requerente, o
cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a
madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados
solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo
teto.
D)
a condição de acolhimento em instituições de longa permanência
prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao
benefício de prestação continuada.
E)
o benefício de prestação continuada não será suspenso pelo
órgão concedente quando a pessoa com deficiência exercer
atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor
individual.
FGV-2015-SUSAM-ASSISTENTE
SOCIAL
6-O
Código de Ética do Assistente Social possui uma estrutura
normativa, na qual se situam as denominadas de normas éticas.
Essas normas instituem
(A)
direitos, deveres e proibições gerais e específicas.
(B)
competências e poderes das comissões de ética.
(C)
procedimentos sobre o enquadramento profissional.
(D)
penalidades em caso de infração ética.
(E)
procedimentos para a apuração de conduta indevida.
Funcab-Sesc-BA-2012-Assistente
Social
7-O
sexto Princípio Fundamental do Código de Ética Profissional dos
Assistentes Sociais de 1993 refere-se ao “empenho na eliminação
de todas as formas de preconceito, o respeito à diversidade, à
participação de grupos socialmente discriminados e à discussão
das diferenças”. Tal princípio nos remete a pensar que a
ética:
A)
é engendrada historicamente e determinada pela cultura.
B)
se realiza na solidão de alguns sujeitos na objetividade social.
C)
homogeneiza o lócus de trabalho do Assistente Social.
D)
pode existir sem uma realização prática.
E)
absolutiza os derterminismos e particularismos.
Funcab-Sesc-BA-2012-Assistente
Social
8-O
Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1986
“não foi suficientemente desenvolvido em sua parte operacional
e em seus pressupostos teóricos, orientados pelo marxismo. Com o
objetivo de ampliá-los, foi feita uma reformulação em 1993”
cuja concepção ética está articulada a (à):
A)
interlocução política e ruptura com a moral dos códigos
anteriores.
B)
valores eticopolíticos e ao conjunto de direitos humanos.
C)
negação do conservadorismo e organização político-sindical.
D)
origem histórica do conservadorismo moral e político.
E)
exclusiva normatização dos deveres e direitos profissionais.
Funrio-2015-UFRB-Assistente
Social
9-Em
determinada intervenção profissional, o assistente social em
atendimento a uma solicitação de financiamento de permanência
estudantil em unidade pública, delimita com o usuário requerente
que seu pedido era inconsistente, já que o mesmo teria recursos
proveniente de programas de transferência de renda, e que poderia
subsidiar o custeio dos estudos. O profissional direciona de
maneira unilateral o usuário para um serviço privado, sem oitiva
e anuência do usuário. Esta conduta caracteriza-se, de acordo
com código de ética profissional como
A)
um direito do assistente social em direcionar o usuário de acordo
com seu perfil.
B)
uma transgressão de um dever, já que não garantiu a plena
informação e discussão sobre as possibilidades e consequências
das situações apresentadas, respeitando democraticamente as
decisões dos/as usuários/as, mesmo que sejam contrárias aos
valores e às crenças individuais dos/as profissionais,
resguardados os princípios deste Código.
C)
um dever, já que desempenhou suas atividades profissionais, com
eficiência e responsabilidade, observando a legislação em
vigor.
D)
um direito do assistente social, já que o mesmo acatou decisões
institucionais deliberadas.
E)
a definição de um direito, já que o mesmo se pronunciou em
matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de
assuntos de interesse da população.
Funrio-UFRB-2015-Assistente
Social
10-A
fundamentação ética, concebe uma projeção de sociedade, que
propicia aos trabalhadores o pleno desenvolvimento para a invenção
e vivência de novos valores, e pressupõe a erradicação de
todos os processos de exploração, opressão e alienação. Este
código, se opõe não apenas ao liberalismo, mas também ao
humanismo cristão tradicional e ao marxismo anti humanista. Estes
conceitos estão expressos no código de ética profissional de
A)
1947.
B)
1965.
C)
1986.
D)
1993.
E)
1975.
Funrio-UFRB-2015-Assistente
Social
11-A
profissão, em sua trajetória, expressou através de seus códigos
de ética, suas diretrizes. O primeiro código de ética (1947),
expressou a estreita vinculação do Serviço Social com a
doutrina social da igreja. O segundo código de ética (1965),
revelou traços da renovação profissional, no contexto da
modernização conservadora posta pela autocracia burguesa. O
terceiro código de ética (1975), suprimiu as referências
democráticos- liberais do código de 1965, configurando-se como
uma das expressões da reatualização do conservadorismo
profissional. Com relação ao código de 1965, sobre suas
diretrizes, é correto afirmar que
A)
estava intimamente ligado a concepção dos dogmas católicos e
revelou em seu interior o preceito de “ ajustar” os indivíduos
dentro dos paradigmas marxistas.
B)
o código legitima as exigências do bem comum, com efeito da ação
disciplinadora do Estado, formas de vinculação do homem à ordem
social, considerando a luta de classe trabalhadora.
C)
propiciou a superação da perspectiva a-histórica e acrítica,
onde os valores são tidos como universais e acima dos interesses
de classe.
D)
defendeu a parcialidade, e legitimou a ação disciplinadora do
Estado, conferindo-lhe o direito de dispor sobre as atividades
profissionais, no contexto da ditadura militar.
E)
considerou o assistente social como profissional liberal e inseriu
os princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, numa
concepção liberal.
Funrio-2015-UFRB-Assistente
Social
12-Segundo
a lei de regulamentação profissional em seu artigo 4, no que
tange as competências profissionais do assistente social, é
correto afirmar o seguinte:
A)
coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos,
pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço
Social.
B)
treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de
Serviço Social.
C)
dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades
públicas ou privadas.
D)
assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública
direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em
matéria de Serviço Social.
E)
planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
FGV-2015-SUSAM-ASSISTENTE
SOCIAL
13-De
acordo com a Lei de Regulamentação Profissional, sobre as
atribuições privativas do Assistente Social, analise as
afirmativas a seguir.
I.
Coordenar estudos e pesquisas na área de Serviço Social.
II.
Planejar e administrar programas e projetos em unidades de Serviço
Social.
III.
Executar projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço
Social, com a participação da sociedade civil.
Assinale:
(A)
se somente a afirmativa I estiver correta.
(B)
se somente a afirmativa II estiver correta.
(C)
se somente a afirmativa III estiver correta.
(D)
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
(E)
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Copese-UFPI-2014-Assistente
Social
14-O
Projeto ético-político do Serviço Social tem como dimensão
política:
(A)
A defesa da construção de uma nova ordem social, sem
exploração/dominação de classe, etnia e gênero.
(B)
O posicionamento em favor da equidade e da justiça social.
(C)
A formação acadêmica qualificada, fundada em concepções
teórico-metodológicas críticas e sólidas, capazes de
viabilizar a análise concreta da realidade social.
(D)
Uma nova relação com os usuários dos serviços oferecidos pelos
assistentes sociais do qual é seu componente elementar o
compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
(E)
A articulação com os segmentos de outras categorias
profissionais que compartilham de propostas similares e,
notadamente, com os movimentos que se solidarizam com a luta geral
dos trabalhadores.
Copese-UFPI-2014-Assistente
Social
15-O
Projeto ético-político do Serviço Social tem como núcleo:
(A)
A defesa intransigente dos direitos humanos.
(B)
O repúdio do arbítrio e dos preconceitos.
(C)
O pluralismo, tanto na sociedade como no exercício profissional.
(D)
O compromisso com a competência.
(E)
A liberdade como valor central.
Funrio-2015-UFRB-Assistente
Social
16-Conceitualmente,
a expressão “questão social”, foi utilizada para designar o
processo de politização da desigualdade social inerente à
constituição da sociedade burguesa. Sua emergência vincula-se
ao surgimento do capitalismo e à pauperização dos
trabalhadores. Esta concepção foi considerada como elemento que
dá sustentação a profissão, e é sua base histórico- social.
Além disso, pode ser considerada
A)
o processo de conceituação funcionalista da profissão.
B)
a proposta básica para o projeto de formação profissional.
C)
a percepção que o assistente social não faz parte deste
processo.
D)
a natureza contraditória da profissão, que sempre coadunou com a
classe trabalhadora.
E)
a orientação pluralista e simplista da formação profissional.
Funcab-Sesc-BA-2012-Assistente
Social
17-O
Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/1990, garante
que os filhos poderão ser reconhecidos pelos pais qualquer que
seja a origem da filiação. De acordo com a referida lei, o
reconhecimento do estado de filiação é direito:
A)
personalíssimo, indisponível e imprescritível.
B)
público subjetivo.
C)
individual e facultativo.
D)
prescritível e irrevogável.
E)
sucessório, público e determinante.
FUNRIO-2015-UFRB-ASSISTENTE
SOCIAL
18-De
acordo com o Estatuto do Criança e Adolescente (ECA), no que diz
respeito a convivência familiar e comunitária, é correto
afirmar o seguinte:
A)
a permanência da criança e do adolescente em programa de
acolhimento institucional não se prolongará por mais de 5
(cinco) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu
superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade
judiciária
B)
o poder familiar será exercido, pela mãe, na forma do que
dispuser a legislação civil, assegurado ao pai, o direito de, em
caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária
competente para a solução da divergência.
C)
a falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo
suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar
D)
toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de
acolhimento familiar ou institucional terá sua situação
reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a
autoridade judiciária competente, com base em relatório
elaborado por equipe multidisciplinar, decidir de forma
fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou
colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades
previstas no art. 20 desta Lei.
E)
toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no
seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta,
assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente
livre da presença de pessoas dependentes de substâncias
entorpecentes.
Funcab-2012-Sesc-BA-Assistente
Social
19-Objetivando
eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre o processo
de envelhecimento, de respeito e valorização do idoso, o
Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, prevê:
A)
a inserção do tema nos currículos mínimos do ensino formal.
B)
a publicação sistemática de cartilhas informativas.
C)
a criação de grupos de estudo no âmbito das secretarias
municipais.
D)
pesquisas regulares sob a responsabilidade das prefeituras.
E)
o Plano Nacional de Envelhecimento.
Funcab-2012-Sesc-BA-Assistente
Social
20-Segundo
a Política Nacional do Idoso, Lei nº 8.842/1994, o processo de
envelhecimento deve ser de conhecimento e informação para todos
e diz respeito:
A)
ao cidadão brasileiro.
B)
à sociedade em geral.
C)
aos profissionais em formação.
D)
aos jovens.
E)
aos idosos.
Funrio-2015-UFRB-Assistente
Social
21-Segundo
o estatuto do idoso, o envelhecimento é um direito personalíssimo
e a sua proteção um direito social. No que diz respeito ao
direito à educação, cultura, esporte e lazer é correto afirmar
o seguinte:
A)
a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer
será proporcionada mediante descontos de pelo menos 70% (setenta
por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais,
esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos
respectivos locais.
B)
nos currículos da educação básica nos diversos níveis de
ensino de pós-graduação serão inseridos conteúdos voltados ao
processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do
idoso, de forma a fomentar o preconceito e a produzir
conhecimentos sobre a matéria.
C)
o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer,
diversões, espetáculos, produtos e serviços, cerceados por sua
condição física e de saúde, de caráter limitado pela égide
comercial.
D)
o Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à
educação, adequando currículos, metodologias e material
didático aos programas educacionais a ele destinados.
E)
o idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural
ou substituta, e nunca desacompanhado de seus familiares, ou,
ainda, em instituição pública ou privada.
Copese-UFPI-2014-Assistente
Social
22-É
instrumento de caráter individual utilizado pelo assistente
social no cotidiano das instituições em que atuam para abordagem
direta aos usuários dos serviços sociais:
(A)
Entrevista.
(B)
Plantão Social.
(C)
Encaminhamento.
(D)
Acompanhamento social.
(E)
Aconselhamento.
Funrio-2015-UFRB-Assistente
Social
23-No
processo de elaboração do Parecer Social, o assistente social
deve considerar
A)
a análise descritiva e interpretativa de uma situação ou
expressão da questão social, percebendo o individuo como objeto
da ação.
B)
as representações, valores e significados presentes no contexto
sócio-cultural , explicitando suas considerações conclusivas.
C)
o processo de avaliação, que deve conter um relato analítico da
construção da história da questão estudada, considerando as
relações sociais em seu contexto interno.
D)
o registro das informações mais significativos do estudo e da
análise realizada, considerando o ser como a-histórico.
E)
o estudo socioeconômico como parâmetro de avaliação inicial,
tendo como pressuposto ser uma atribuição privativa do
assistente social.
FGV-2015-SUSAM-Assistente
Social
24-A
apresentação do Laudo Social segue um modelo com estrutura‐
padrão, no qual os itens devem seguir o modelo padrão de
exposição. De acordo com a estrutura mencionada acima, numere os
itens a seguir.
(
) Parecer Social acerca da situação
(
) Identificação dos envolvidos
(
) Metodologia utilizada
(
) Objetivos do trabalho Assinale a opção que indica a sequência
correta, de cima para baixo.
(A)
1 – 3 – 2 – 4
(B)
1 – 4 – 2 – 3
(C)
4 – 2 – 3 – 1
(D)
2 – 4 – 3 – 1
(E)
4 – 3 – 2 – 1
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